Na última quinta-feira (11), o Conselho Universitário da Univille aprovou o novo modelo de Avaliação de Desempenho Acadêmico. De acordo com a normativa, que entra em vigor a partir de janeiro de 2026, o estudante matriculado terá que atingir média final mínima de 6,00 (seis) na avaliação de aprendizagem, além de ter frequência mínima de 75% de carga horária na unidade curricular para aprovação.
A discussão de um novo regimento foi elaborada durante este semestre, com um grupo de trabalho específico discutindo as adequações necessárias, levando em consideração o modelo de semestralização.
Para o Pró-Reitor de Ensino, o Prof. Dr. Eduardo Silva, a mudança representa um alinhamento às práticas já adotadas por outras instituições de ensino, como os institutos federais, e outras universidades que integram à Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE).
Como será efetuado o cálculo das médias
No que diz respeito aos cursos presenciais, a Média Final será composta da seguinte forma: serão duas Médias Bimestrais (MB1 e MB2), devendo cada média ser composta por, no mínimo, duas notas. A Média Final (MF) será a média aritmética simples das médias bimestrais (MB1 e MB2), apurada pela fórmula MF = (MB1 + MB2) /2. Para aprovação, o estudante deverá alcançar Média Final igual ou superior a 6 (seis), além da frequência necessária, em cada unidade curricular.
Já para cursos semipresenciais e a distância, a média final e frequência se mantém (média final 6 e 75%, respectivamente), porém a composição das notas para cada unidade curricular difere: serão duas avaliações online (Nota 1 e Nota 2), com peso de 20% cada, fora a avaliação presencial com peso de 60% na composição da Média Final. Portanto, a Média Final (MF) será a média ponderada das Nota 1, Nota 2 e Nota 3, seguindo a fórmula MF = (Nota 1 0,2) + (Nota 2 0,2) + (Nota 3 * 0,6).
Para esclarecimentos sobre os novos critérios de avaliação, os interessados podem entrar em contato com a Central de Atendimento Acadêmico.
Para mais informações sobre o regimento, acesse o novo documento normativo na íntegra.