A Universidade da Região de Joinville (Univille) recebeu nesta semana (13/01) o resultado preliminar de seus programas de mestrado e doutorado na avaliação quadrienal da Capes (2021-2024), que fornece os parâmetros oficiais de qualidade da pós-graduação brasileira.

O maior destaque foi o Programa de Pós-Graduação em Saúde e Meio Ambiente (PPGSMA), que saltou do conceito 5 para 6, nota reservada exclusivamente a cursos com alto padrão internacional de desempenho.

Com 26 anos de história, o PPGSMA é o programa mais antigo da instituição e passa a integrar um grupo seleto: apenas três programas multidisciplinares em Santa Catarina possuíam conceitos 6 ou 7 no quadriênio anterior, entre os 31 existentes nessa categoria no estado.

Pesquisas integradas e de relevância internacional

Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Univille, Paulo Henrique Condeixa de França, o avanço resulta principalmente da produção científica de alto impacto, com publicações em periódicos como The Lancet e Nature, e da evidente integração entre grupos de pesquisa, citando como exemplo a investigação da resistência antibiótica, que extrapola a análise em humanos para incluir a esfera ambiental, em efluentes de rios e de moluscos da Baía Babitonga.
 
Além disso, metade do corpo docente é bolsista produtividade do CNPq, reconhecimento concedido aos pesquisadores mais destacados do país.
 

Três programas com conceito 5, de alto nível de qualidade

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) foi reconhecido com nota 5 pelo forte impacto social na rede de ensino básica. A Capes destacou a qualidade e envolvimento do corpo docente em relação às atividades de formação no programa e, em especial, a inserção local, regional e nacional.

Simultaneamente, o Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade (PPGPCS) alcançou o conceito 5 pelas crescentes colaborações internacionais e relevância de suas pesquisas sobre memória e identidade. O programa tem sido vital para discutir o desenvolvimento regional sob a ótica da cultura e da sustentabilidade, publicando em periódicos científicos de alto impacto.

Na área de inovação e tecnologia, o Programa de Pós-Graduação Profissional em Design manteve o conceito 5, reafirmando sua posição entre os melhores do país. O programa aposta no design para a sustentabilidade e na forte interação com o destacado setor industrial de Joinville, desenvolvendo produtos e serviços que aliam competitividade econômica e responsabilidade socioambiental.

O Programa de Pós-Graduação em Sistemas Produtivos, ofertado em parceria com outras instituições do sistema Acafe, conquistou o conceito 4. Por fim, os programas mais jovens, de Comunicação e Mediações Contemporâneas e de Engenharia e Gestão de Processos Sustentáveis, conquistaram o conceito 3 para seus cursos de mestrado. Eles ainda não oferecem doutorado. Esta nota garante a superação da fase de implantação e o reconhecimento formal de sua qualidade, estabelecendo a base para futuras ascensões.

Critérios avaliados

A avaliação da Capes — Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, vinculada ao Ministério da Educação — considera critérios como qualificação do corpo docente, qualidade das publicações científicas, impacto na sociedade e internacionalização dos programas. Os resultados finais serão confirmados em maio e influenciam diretamente a distribuição de bolsas e recursos de fomento.
 
O pró-reitor Paulo Henrique Condeixa de França destacou que os novos resultados da Univlle evidenciam a solidez dos projetos acadêmicos, a dedicação dos docentes e a formação qualificada de mestres e doutores.
 
 
"Um trabalho coletivo consistente, alinhado aos princípios de excelência científica e relevância social, com impactos significativos para a pós-graduação, a ciência e o desenvolvimento regional e nacional”, avaliou.

Consolidação dos mestrados e doutorados

Os avanços acompanham o crescimento dos programas de mestrado e doutorado da Univille, que registram número recorde de estudantes matriculados e volumes expressivos de recursos captados junto a agências de fomento à pesquisa.

Para o Reitor Alexandre Cidral, a avaliação da Capes chancela o protagonismo da Univille no desenvolvimento de Joinville e região por meio da pesquisa científica e tecnológica de excelência.

“Os resultados alcançados são fruto de três décadas de investimentos da Univille em qualificação dos professores, infraestrutura e implantação de projetos de pesquisa e programas de pós-graduação,  consolidando a  pesquisa cientifica e tecnológica em diversas áreas do conhecimento e o papel da nossa Universidade como produtora de conhecimento sobre e para a nossa região", finalizou.