A partir desta terça-feira (27), a Univille recebe a 6ª Conferência Estadual das Cidades de Santa Catarina, que reúne gestores públicos, delegados e representantes da sociedade civil para discutir políticas urbanas e elaborar propostas que serão levadas à Conferência Nacional das Cidades, em fevereiro, em Brasília.

Para o Reitor Alexandre Cidral, sediar o evento dialoga diretamente com a identidade comunitária da instituição, dado a trajetória de 60 anos na região e sua responsabilidade para com o aspecto social, econômico e sustentável do estado.

"A Univille, enquanto uma entidade de educação e de produção de conhecimento científico-tecnológico, se sente honrada em receber esta conferência. Faz parte do nosso papel fomentar essa interação entre diferentes atores sociais e refletir sobre a função da universidade neste futuro", destacou.
A conferência integra a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), que tem como objetivo diminuir as desigualdades socioespaciais nas escalas intraurbana e supramunicipal da rede de cidades, de acordo com a diretriz do Ministério das Cidades.
Segundo o Secretário Adjunto da Secretaria de Planejamento de Santa Catarina, o Sr. Lucas Amâncio, o caráter colaborativo do encontro é um dos destaques a serem ressaltados.

"Esta conferência tem um conceito claro: desenvolver políticas públicas dentro do âmbito das cidades para o estado, e então considerá-las a nível nacional. E nada mais justo que esse processo passar pelos setores da sociedade – com caráter técnico, desenvolvimento amplo e planejamento para a população", pontuou.
A programação se estende até esta quinta-feira (29) com sistematização das propostas discutidas em Grupos de Trabalho Temáticos, reunião de segmento para definição dos delegados e plenária final.