O Programa Alumni Univille recebeu a turma de Administração de 1975 para uma celebração repleta de memórias, afetos e reconhecimento. Além dos 50 anos de formatura, os egressos somam 47 encontros anuais — tradição interrompida apenas em 1996 e durante a pandemia (2020 e 2021).
A cerimônia contou com a presença do professor Raulino Rosskamp, ex-vereador de Joinville e ex-deputado estadual, docente da turma de 1975. O Reitor Alexandre Cidral saudou o professor, lembrando que ele é um dos personagens da série “60 Anos, 60 Histórias”, publicada no canal Univille Play em comemoração ao Jubileu de Diamante do Ensino Superior em Joinville e Região.
“O senhor representa tantas pessoas que, como nós, se dedicam à Educação”, afirmou o Reitor. Em sua fala, Cidral também ressaltou o legado do professor Hamilton de Carvalho, ícone da educação ao lado da professora Ana Maria Harger na gênese do ensino superior no Norte catarinense.
Pronunciamentos
Aos egressos, o Reitor agradeceu pela iniciativa de manterem vivos os laços formados na faculdade: “Isso é a demonstração de que, para além da formação acadêmica, nossa universidade oferece formação humanística, e vocês demonstram isso concretamente. Vocês são exemplo, e que bom que a Univille foi o espaço que proporcionou este encontro, pois precisamos cada vez mais de encontros, diálogos e respeito às diferenças.”
O atual coordenador do curso de Administração, professor Denio Murilo de Aguiar, celebrou a contribuição acumulada: “Que honra ser o coordenador atual deste curso, cuja história é marcada pelo Jubileu de Ouro desta turma.” Ele também destacou os 60 anos de regulamentação da profissão de Administrador e a relevância desse papel para a sociedade.
Em nome dos egressos, José Acácio Piccinini (foto), organizador do encontro deste ano, reforçou “o reconhecimento à Univille, a amizade e a emoção por esta caminhada conjunta de 50 anos”. Piccinini destacou que a tradição dos encontros anuais começou com o colega de turma (in memoriam) Knut Hulsmann, em 1976, e preparou um vídeo (assista abaixo) com registros históricos desses momentos ao longo das décadas. Ele também agradeceu aos professores representados por Raulino Rosskamp, recordando in memoriam os docentes Sérgio Oliveira, Mário César Cubas e Oscar Ricardo Hromatka, também participantes das confraternizações.
Placa eterniza turma
Desde a formatura, a turma mantém a tradição de uma “placa transitória”: a cada encontro, o símbolo é passado de mão em mão entre os colegas, criada com a ideia de que, um dia, o “último” egresso a entregaria à Universidade. No Jubileu de Ouro, o grupo decidiu fixar essa memória no acervo da Univille com uma placa comemorativa que reproduz a peça transitória e traz os nomes de todos os formandos.
A inscrição registra: “Ao comemorarmos o 47º encontro e os 50 anos de formatura, prestamos homenagem à Univille — antiga FUNC (Fundação Universidade Norte Catarinense) —, reconhecendo sua contribuição decisiva para nossa formação acadêmica, profissional e pessoal.”
Participaram da celebração o coordenador do curso, professor Denio Murilo de Aguiar; o vice-coordenador, professor João Alceu Ramos Beltrão; o coordenador de ensino da Área de Socioeconômicas, professor Gilberto Mazzetti; e o reitor Alexandre Cidral. A articulação do encontro contou com a atuação de Palova Balzer, responsável pelo Alumni na Univille e assessora da Reitoria.
Egressos
Receberam o certificado e o botton de inclusão no programa Alumni:
ALCIDES BERTHOLDI
ARI FERNANDES DOS SANTOS
CESAR LUIZ PEREIRA
DIANE DEUSCHLE
EDSON KRICHELDORF
EZEQUIEL PIRMANN (IN MEMORIAM)
JOÃO BUZZI
JOSE ACACIO PICCININI
JOSÉ ALCANTARA COELHO
JOSÉ AUGUSTO CORREA
JOSÉ MÁRIO GOMES RIBEIRO
JULIO ANTÔNIO RODRIGUES
MARCOS LUIZ KRELLING
PAULO PEREIRA DE DEUS
ROBERTO KASEMODEL