Cátedra UNESCO de Educação para Cidadania e Direitos Humanos
Aprovada em 2020, a Cátedra UNESCO é a terceira experiência dentro do espaço Cidadania, Justiça Social e Direitos Humanos.
Ao aprovarmos em 2020 a criação e instalação da Cátedra UNESCO na Univille, sabíamos a importância e grande prestígio que isso traria, tínhamos consciência do quanto esse espaço proporcionaria grandes momentos e impulsionaria diversos projetos.
O objetivo específico da Cátedra, ao menos para os seus primeiros quatro anos, é fortalecer uma rede de pesquisa de educação em direitos humanos na América Latina, com um olhar um pouco para além do Brasil.
Como já existe uma rede latino-americana e caribenha de educação em direitos humanos, a ideia é acompanhar e trazer um pouco mais essa articulação entre núcleos transversais dentro de instituições de ensino superior, para fazermos uma troca de boas práticas.
Para o ano de 2022 vamos fazer um encontro em novembro para começar essa articulação em Santa Catarina, reuniremos 15 instituições de ensino para fazer essa troca do que existe de prática em educação em direitos humanos de forma transversal dentro dessas universidades, visando a publicação das boas práticas evidenciadas, para então sair de Santa Catarina até chegar na América Latina com outras Cátedras.