PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)

SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
 

1) O que é o PIBID?

O PIBID é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação que proporciona aos discentes da primeira metade de cursos de licenciatura uma aproximação com o cotidiano das escolas públicas de Educação Básica de Joinville e região. Para tanto, o PIBID disponibiliza uma bolsa de estudos para incentivar que o licenciando participe do programa, vivencie e reflita sobre o cotidiano educacional de instituições que, no futuro, poderão se constituir como seus espaços de prática profissional. Durante as atividades do PIBID, os bolsistas são acompanhados por um docente da Univille (coordenador de área) e por um docente de uma escola parceira do programa (professor supervisor).

2) Qual o valor e o tempo de duração da bolsa?

Aos estudantes bolsistas do PIBID é concedida uma bolsa no valor de R$400,00, com duração máxima de 18 meses, cujo pagamento é de responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O pagamento da bolsa é realizado diretamente na conta corrente do licenciando.

3) Quantas bolsas estão disponíveis?

Estão disponíveis 48 bolsas para estudantes da primeira metade dos cursos de licenciatura da Univille (1º e 2º anos).

4) Como posso me candidatar à bolsa do PIBID?

Confira o edital de seleção de bolsistas no menu "Editais PIBID", no canto direito da tela.

5) Quando o PIBID será iniciado?

Segundo informações recebidas da CAPES, órgão do Ministério da Educação responsável pela regulação do PIBID, o início das atividades do programa está previsto para agosto de 2020.

6) Informações complementares:

Página do PIBID no site da CAPES: https://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid

Dúvidas: entre em contato com o professor Fernando Cesar Sossai, coordenador do PIBID/Univille: fernando.sossai@univille.br ou fernandosossai@gmail.com.