PROGRAMA INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVILLE (PRP)

SELEÇÃO DE BOLSISTAS RESIDENTES
 

1) O que é o PRP?

O PRP é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola pública de Educação Básica, a partir da segunda metade do curso. Essa imersão, entre outras atividades, contempla a observação, a participação e a regência de sala de aula, acompanhadas por um professor da escola campo (preceptor) e um docente da Univille (docente orientador). Para estimular a participação, o PRP disponibiliza uma bolsa de estudos aos licenciandos. Além disso, na Univille, a participação no PRP poderá convalidar parcial ou integralmente a carga horária das atividades de Estágio Curricular Supervisionado.

2) Qual o valor e o tempo de duração da bolsa?

Aos bolsistas residentes do PRP é concedida uma bolsa no valor de R$400,00, com duração máxima de 18 meses, cujo pagamento é de responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O pagamento da bolsa é realizado diretamente na conta corrente do licenciando.

3) Quantas bolsas estão disponíveis?

Estão disponíveis 48 bolsas para estudantes da segunda metade dos cursos de licenciatura da Univille (3º e 4º anos).

4) Como posso me candidatar à bolsa do PRP?

Faça o seu cadastro no link indicado a seguir: https://forms.gle/HKMouPtDkfRwkCCv9. Assim que o “Edital de seleção de bolsistas residentes do PRP/Univille” for lançado, as informações serão enviadas para o seu e-mail. Também fique atento ao site da Univille. O edital será publicado no botão: GraduaçãoResidência Pedagógica.

5) Quando o PRP será iniciado?

Segundo informações recebidas da CAPES, órgão do Ministério da Educação responsável pela regulação do PRP, o início das atividades do programa está previsto para agosto de 2020.

6) Eu posso adiantar alguma coisa?

Você já pode fazer o seu currículo na Plataforma Capes de Educação Básica (https://eb.capes.gov.br/portal/). Esse currículo é obrigatório para você se candidatar à bolsa do PRP. Você também pode agilizar o processo de abertura de uma conta corrente, individual, em seu próprio nome. Caso você seja selecionado, a conta já estará pronta. Porém, fique atento: não serão aceitas conta-salário, conta com dígito “P”, contas inativas, conta poupança ou conta conjunta.

7) Informações complementares:

Página do PRP no site da CAPES: https://www.capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica

Dúvidas: entre em contato com a professora Claudia Valéria Lopes Gabardo, coordenadora do PRP/Univille: claudiagabardo1@gmail.com