O ECOTOX atende à demanda ensaios ecotoxicológicos, oferecendo serviços especializados a avaliação de efeitos causados em microrganismos aquáticos por decorrência de contatos com produtos ainda em formulação ou disseminados ao meio ambiente. Os ensaios são realizados conforme as normas da NBR/ABNT e ISO com microrganismos de água doce (Daphnia magna e senedesmus subspicatus), onde as matrizes podem ser água, sedimento ou solo.

Ensaio:

ensaio com microcrustáceo Daphnia magna para Toxidade Agudo pode ser definido como procedimento, no qual as respostas de organismos-teste são utilizadas para detectar ou avaliar os efeitos adversos ou não de uma ou mais substâncias sobre os sistemas biológicos em um curto período de tempo. Os ensaios de toxicidade aguda são utilizados para medir os efeitos de agentes tóxicos sobre espécies aquáticas durante um curto período em relação ao período de vida do organismo-teste. Eles têm como objetivo contabilizar a dose ou concentração de um agente tóxico que seria capaz de produzir uma resposta específica mensurável em um organismo-teste ou população, em um período relativamente curto, geralmente de 24 a 96 horas.

ensaio com microcrustáceo Daphnia magna para Toxidade Crônico são realizados para medir os efeitos de substâncias químicas sobre espécies aquáticas por um período que pode abranger parte ou todo o ciclo de vida do organismo-teste. O fato de uma substância química não produzir efeitos tóxicos sobre organismos aquáticos em testes de toxidade aguda não indica que ela não seja tóxica para eles. Este teste é importante e complementa o teste agudo, pois a ausência de efeito agudo não caracteriza ausência de efeito sobre a biota.

ensaio com Desmodesmus subspicatus para Toxidade com microalga é importante porque, como são produtores primários, elas se situam na base da cadeia alimentar e qualquer alteração na dinâmica de suas comunidades pode afetar os níveis tróficos superiores do ecossistema. Podemos destacar sua grande sensibilidade às alterações ocorridas no meio ambiente e o seu ciclo de vida relativamente curto, entre as vantagens em se utilizar algas em testes de toxicidade, o que possibilita a observação de efeitos tóxicos em várias gerações.

ensaio de Toxidade com minhocas Einesia andrei são desenvolvidos para determinar a toxicidade de substâncias adicionadas a um solo artificial, a fim de que vários interferentes sejam eliminados. Ao serem submetidas as dosagens de reagentes químicos, as minhocas apresentaram reações como: variações na produção e peso de casulos; efeitos fisiológicos e deformações, reações comportamentais de espiralamento, mudanças na capacidade de escavação, agitação e rejeição ao solo contaminado. Os organismos não alvos, ao emitirem essas respostas, mostram a potencialidade dos efeitos desses produtos ao serem aplicados corretamente ou incorretamente no ambiente.
 

Estrutura:

O ECOTOX conta com estrutura física de cerca de 160 m3, onde encontram-se os seguintes equipamentos: Câmara germinadora para cultivo e para testes, fluxo laminar, mesa de luz, multiparâmetros, além de outros equipamentos menores como balanças analíticas, digestores, chapas de aquecimento e agitação, sistema de filtração.