Laboratório de Análises Instrumentais II (LAI-II):
 

espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) é considerada uma das mais importantes técnicas experimentais para a caracterização de polímeros, elastômeros, fármacos, ciências da vida, entre outros, principalmente no que se refere a grupos funcionais e de ligações presentes na amostra. Esta análise permite determinação de componentes de uma amostra ou mistura, esteja ela no estado sólido, líquido, ou em solução (não-aquosa). Esta é uma técnica que encontra uma variedade de utilização em laboratórios analíticos industriais e laboratórios de pesquisa de todos os tipos.

Análise Termogravimétrica (TGA) é uma técnica das análises térmicas, que monitora a massa de uma amostra em função da temperatura em atmosfera inerte (N2) ou oxidante (O2). A análise de TGA é aplicada em ampla gama, tanto no controle de qualidade quanto em P&D, como polímeros, fármacos, química.

Análise de Calorimetria exploratória de diferencial (DSC) é uma técnica das análises térmicas, definida como o estudo da relação entre uma propriedade das amostras e sua temperatura quando ela é submetida a resfriamento e aquecimento controlado. A análise de DSC é aplicada em uma variedade de materiais, tanto para controle de produção, quanto para P&D, como por exemplo: indústria de cosméticos, alimentos, fármacos, polímeros etc.
 

Estrutura: 
O LAI-II conta hoje com estrutura física de cerca de 120 m3, onde encontram-se os seguintes equipamentos: Analisador Termogravimétrico (TGA), Calorimetro Diferencial Exploratória (DSC), Espectroscópio no Infravermelho por transformada de Fourier (FT-IR) e Cromatógrafo de Permeação por Gel (GPC), além de outros equipamento menores como balanças analíticas, digestores, chapas de aquecimento e agitação, sistema de filtração, para o preparo das amostras.