1 - O primeiro passo é ter acesso ao PCDTs - Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas comprovando que você deve ser incluído no grupo a receber as devidas medicações entregues na Farmácia Escola. Será necessário:

- Ter determinada doença autorizada pelo Protocolo Clínico;

- Ter exames conforme a exigência de cada doença;

- Atender os Critérios exigidos no Protocolo Clínico.

2 - Possuindo a documentação em mãos, você deve agendar um horário na Farmácia Escola e realizar uma solicitação de medicamento, apresentando a documentação necessária para cada doença. 

Os documentos necessários estão contidos no site da Secretaria de Estado da Saúde, e são diferenciados de acordo com cada a doença. Acesse os documentos aqui

3 - Aguardar! Após solicitado o medicamento na Farmácia Escola, a documentação apresentada será enviada para a Diretoria de Assistência Farmacêutica (DIAF) que irá analisar e autorizar a solicitação conforme o Protocolo Clínico de cada doença. A análise da DIAF leva em torno de 30-60 dias.

- Se aprovada a solicitação do medicamento, a Farmácia Escola entra em contato com o paciente para agendar e retirar a medicação.

- Se não for aprovada a solicitação do medicamento, a Farmácia Escola entra em contato com o paciente para informar o motivo da negativa e solicita que o paciente retire a documentação e procure seu médico.





Você pode obter mais informações na Ouvidoria do Estado pelo telefone 0800 048 2800 ou pelo e-mail ouvidoria@saude.sc.gov.br.