FOLHA DE ROSTO

O sistema Plataforma Brasil (PB) gera automaticamente uma folha de rosto mediante as informações cadastradas pelo pesquisador responsável. Esta folha de rosto deverá ser impressa, assinada e datada pelo Pesquisador Responsável e pela Instituição Proponente. O documento deve ser escaneado ou fotografado e anexado na plataforma brasil antes do envio eletrônico ao CEP.

A Folha de Rosto deverá estar com todos os campos de pesquisador responsável e proponente de pesquisa preenchidos, no entanto, o item 3, chamado área temática, não é possível informar preenchendo no sistema PB, a não ser que o projeto de pesquisa seja de área especial. Dessa maneira e somente neste item, o (a) pesquisador (a) deve inserir a frase "não se aplica" quando o campo estiver em branco.

ATENÇÃO:

Campo PATROCINADOR PRINCIPAL da FOLHA DE ROSTO (FR)

- Caso a pesquisa seja financiada pelo (a) pesquisador (a) responsável, no item FINANCIAMENTO, deve-se escolher FINANCIAMENTO PRÓPRIO e na Folha de rosto (FR) estará informado com "não se aplica";

- Caso a pesquisa receba FOMENTO de alguma instituição, ou seja, no caso específico de agências de fomento nacionais (por ex., FAPESC, FAPESP, CNPq, Finep, etc.) e/ou internacionais, o pesquisador DEVE IDENTIFICAR a fonte de recurso no item FINANCIAMENTO, escolhendo INSTITUIÇÃO PRINCIPAL. Na FR, o pesquisador deverá preencher o nome da agência de fomento no campo nome, digitando ou escrevendo a frase "não se aplica" nos campos Cargo/Função, CPF e assinatura do documento na FR. Para este caso, é necessário que o pesquisador encaminhe o documento comprobatório do financiamento. Ainda: o documento deve ser salvo em Incluir arquivos, selecionando a opção ‘Outros’, junto à documentação do protocolo.

Caso a pesquisa receba PATROCÍNIO de alguma (s) empresa (s), o pesquisador DEVE IDENTIFICAR a fonte de patrocínio em FINANCIAMENTO, escolhendo FINANCIAMENTO SECUNDÁRIO. Na folha de rosto, o pesquisador deverá preencher o nome da empresa patrocinadora no campo nome e preencher todos os demais campos indicados, incluindo a assinatura do responsável pela empresa na FR. Ainda, o documento deve ser salvo em Incluir arquivos, selecionando a opção ‘Outros’, junto à documentação do protocolo.

 

PROJETO NA ÍNTEGRA

Para que o envio do processo de avaliação de seu projeto seja concluído, é necessário que você anexe no sistema Plataforma Brasil (PB), no item "projeto de pesquisa (anexado pelo pesquisador)" o seu projeto de pesquisa na íntegra, independente de se tratar de projeto de pesquisa, monografia, trabalho de conclusão de curso (TCC), dissertação ou outro trabalho. No projeto deverá contar os itens capa, sumário, introdução, revisão de literatura, metodologia, análise crítica de riscos e benefícios, resultados esperados, cronograma atualizado de execução, orçamento detalhado, referências, ou seja, estar em concordância com a metodologia científica de pesquisa.

TERMO DE USO DE IMAGEM E/OU VOZ – Quando necessário

Deverá ser encaminhado pela PB junto aos outros documentos do protocolo. Deverá também ser assinado somente no momento da coleta dos dados, pelo participante da pesquisa, autorizando o uso de seu nome, de sua imagem e/ou voz em qualquer mídia eletrônica, falada ou impressa, estando ciente de que não há pagamento de cachê. Utilizando este termo, deverá ser informado no TCLE este uso, para que haja ciência dos participantes de pesquisa. O pesquisador responsável encaminha para a análise do CEP, o documento finalizado, sem a assinatura do participante.

CARTA DE ANUÊNCIA

É um documento de concordância com o desenvolvimento da pesquisa nas dependências da Entidade onde o participante será abordado. Deve ser apresentada com data, assinatura e identificação (e/ou carimbo) do cargo exercido pelo responsável legal, bem como o número do CNPJ da Instituição participante ou coparticipante.

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE)

Clique na aba TCLE, na página inicial de buscas, para informações sobre esse documento.