Disciplina: Políticas Públicas na Educação

Carga Horária: 45 h/a

Professora: Profa. Dra. Rosânia Campos

Ementa:

Estado, educação e políticas públicas. Papel do Estado na formulação e indução de políticas educacionais. Referencial de análise das políticas da educação.

Referências Bibliográficas:

AZEVEDO, Janete M. Lins de. A educação como política pública. 3ª edição. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

_______________. Implicações da nova lógica de ação do Estado para a educação municipal. Educ. Soc.,  Campinas, SP,  v. 23,  n. 80, set.  2002

BORÓN, Atílio. A sociedade civil depois do dilúvio neoliberal. In SADER, Emir e GENTILI, Pablo (Org.s). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. 7ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

CARVALHO, José Murilu de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 5a edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

COUTINHO, Carlos Nelson. O Estado Brasileiro: Gênese, crise, alternativas. In LIMA, Júlio César França. & NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Org.s). Fundamentos da educação escolar do Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2006.

CUNHA, Luiz A. Educação, estado e democracia no Brasil. 2ª ed. São Paulo: Cortez; Niterói: Editora da UFF; Brasília: FLACSO do Brasil, 1995.

FONTES, Virgínia. A Sociedade civil no Brasil contemporâneo: Lutas sociais e luta teórica da década de 1980. In LIMA, Júlio César França. & NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Org.s). Fundamentos da educação escolar do Brasil Contemporâneo. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2006.

GERMANO, José Willinhton.  Estado militar e educação no Brasil (1964 – 1985). 2ª edição. São Paulo: Cortez, 1994.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Londrina, PR: Editora Planta, 2004.

MEDEIROS, Marcelo. A trajetória do Welfare State no Brasil: papel redistributivo das políticas sociais dos anos 1930 aos anos 1990. Textos para Discussão. nº 852. Brasília: IPEA, dez. 2001

Referências complementares

ANDERSON, Perry. Balanço do neoliberalismo. In SADER, Emir. & GENTILI, Pablo (Org.s). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. 7ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

ARRETCHE, Marta T. S.. Mitos da descentralização: mais democracia e eficiência nas políticas sociais? Revista Brasileira de Ciências Sociais. ANPOCS, v.º 31, 1996.

BORÓN, Atílio.  Os “novos Levitãs” e a polis democrática: neoliberalismo, decomposição estatal e decadência da democracia na América Latina. In SADER, Emir e GENTILI, Pablo (Org.s)  Pós-neoliberalismo II: que Estado para que democracia? 4ª edição.   Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

DRAIBE, Sônia. As políticas sociais e o neoliberalismo. Revista da USP. São Paulo, nº 17, mar./mai., 1993.

EDUCAÇÃO & SOCIEDADE. Políticas públicas para a educação: olhares diversos sobre o período de 1995-2002, São Paulo: CEDES, v. 23, n.80, set. 2002.

HÖFLING, Eloísa de Mattos. Estado e Políticas (Públicas) Sociais. Cadernos de Pesquisa, Ano XXI, N° 55, Novembro, 2001.

MÉSZÁROS, I. Para além do capital. São Paulo: Boitempo/UNICAMP, 2002.

MORAES, Reginaldo C.. Reformas neoliberais e políticas públicas: hegemonia ideológica e redefinição das relações Estado-sociedade. Educação e Sociedade,  Campinas-SP,  v. 23,  n. 80, set.  2002 .