vestibular é a forma mais conhecida e tradicional de ingressar em uma universidade, mas não é a única. Na Univille, além deste processo, que acontece por meio do Sistema Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais), há outras formas de iniciar uma graduação, retomar os estudos com um novo curso, e até conseguir a transferência de outra instituição. Não importa o motivo, aqui, na Univille, são diversas as possibilidades de entrada na Universidade. 


Conheça-as:

Seletivo Univille
A Univille destina vagas específicas para ingresso por meio do histórico escolar do Ensino Médio ou desempenho no Enem. Para ingresso pelo histórico escolar a classificação acontece com base na média aritmética das notas. Já, no ingresso por meio do desempenho no Enem, é necessário o candidato ter realizado o exame dentro do prazo de 2 anos anteriores à data de ingresso, obter média aritmética igual ou superior a 450 pontos, além de não zerar na redação. Ambos processos dependem da disponibilidade de vagas no curso, estabelecidas em edital publicado no site.


Transferência (Solicitação de vaga)
Para ingressar na Univille por transferência externa é necessário que o candidato possua vínculo acadêmico com outra instituição de ensino superior. São disponibilizadas também transferências de um curso para outro para acadêmicos da própria Univille.


Segunda Graduação - Portador de diploma (Solicitação de Vaga)
Com uma graduação já concluída o candidato poderá concorrer à vaga na Univille sem precisar realizar o tradicional vestibular, desde que o curso pretendido tenha disponibilidade de vaga.


ProUni (clique aqui)
Concede bolsas de estudo integrais ou parciais para cursos de graduação em instituições privadas de educação superior. Para participar desse processo o candidato deve ter realizado o ensino médio em escola pública ou em escola particular com bolsa integral e feito a prova do Enem. 
Mais informações no site: www.prouniportal.mec.gov.br

Reopção de curso
Os candidatos que não obtiverem o desempenho necessário no vestibular Acafe/Univille para ingressar na Universidade no curso prioritariamente escolhido poderão realizar inscrição para outro curso de graduação que ainda possua vaga, por meio de seu desempenho no vestibular. A seleção desses candidatos acontece
pela avaliação do boletim de desempenho.


Reingresso (Solicitação de Vaga)
O reingresso é a oportunidade de retorno aos estudos para aquele que não tenha concluído seu curso de graduação na Univille. Ao retornar, o estudante deverá se adaptar à matriz curricular vigente do curso.


Disciplina isolada

A matrícula em disciplina isolada está aberta a qualquer pessoa da comunidade. A participação é válida como extensão universitária. Ao término da disciplina, o estudante recebe certificado e, caso ingresse futuramente em um curso de graduação da Univille, é possível o aproveitamento da disciplina, de acordo com as normas da Universidade, desde que tenha cursado após a conclusão do ensino médio.