SUBMISSÃO DE ARTIGOS

Os trabalhos enviados ao Congresso serão divididos em duas modalidades: 
 

a) Artigos completos para apresentação oral: podem enviar trabalhos para essa modalidade pesquisadores, alunos de pós-graduação e os profissionais graduados. 

b) Resumos expandidos para apresentação de Pôsteres: destinada a trabalhos realizados por alunos de graduação.


Prazo para envio dos trabalhos: 04/09/2015.

Divulgação dos trabalhos aprovados: 03/10/2015.

Os trabalhos encaminhados serão os avaliados pela Comissão Científica e o parecer será comunicado aos autores por e-mail e no site do Congresso. 
Deve-se escolher um GT para o envio do trabalho e destacá-lo no site de submissão do trabalho.

 

GRUPOS DE TRABALHO:

GT 1 – Rural/Urbano: o turismo com perspectivas de desenvolvimento local: Multifuncionalidade no Espaço Rural.  Planejamento para o turismo no meio rural.  

GT 2 – Cultura e Turismo no Espaço Rural: patrimônio material e imaterial. Etnias e identidades.  Patrimônio histórico. Artesanato, folclore, dança, gastronomia. Lazer e vivências.

GT 3 – Empreendedorismo no turismo rural: Perfil do empreendedor.  Inovação e criatividade.  Produtos e serviços turísticos rurais. Oportunidades de negócio. Planejamento e Gestão de empreendimentos turísticos rurais.

GT 4 –  Políticas Públicas  e Turismo no Espaço Rural: o Estado na definição de políticas para o turismo rural.  Gestão do turismo rural.  Terceiro Setor (Associativismo, Cooperativismo, Organizações, Redes, etc). Dinâmicas e territorialidades

GT 5 – Meio Ambiente e Turismo Rural: práticas de turismo em ambiente rural.  Educação Ambiental. Práticas de conservação de recursos naturais.

GT 6 – Gastronomia no meio rural: produção e comercialização de produtos Alimentares: compra e distribuição de alimentos. Regulamentações e certificações.  Boas práticas de alimentação no meio rural.

GT 7 – Análise de Percepção e acessibilidade em ambientes rurais: inovação, criação e boas práticas para inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida

GT 8 – Temas contemporâneos em turismo: Turismo solidário ou comunitário. Turismo de saúde e termal. Turismo religioso. Turismo em comunidades tradicionais. Turismo pedagógico. Segunda residência. Turismo e hospitalidade. Geotecnologias como suporte ao turismo no espaço. Roteiros turísticos.



OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

OBS1: O pagamento da taxa de inscrição, por ocasião do encaminhamento do trabalho, proporciona o direito à participação, no Congresso, de apenas um dos autores. Os demais autores, para participarem do evento, também deverão pagar a taxa de inscrição.

OBS2: Os trabalhos aprovados pela Comissão Científica serão publicados nos Anais do  IX Congresso Brasileiro de Turismo Rural, desde que a inscrição do autor principal esteja em dia na data da publicação da lista dos trabalhos aprovados. 



TRABALHOS CIENTÍFICOS

Os Trabalhos Científicos devem seguir as diretrizes indicadas no modelo.

Modelo de artigo Completo 

A modalidade de resumo deve ser enviada como no modelo a seguir.

Modelo de Resumo

 

CONTEÚDO DO POSTER

O Modelo do poster deve estar conforme o documento a seguir

Modelo do Poster