GECDOTE - Grupo de Pesquisa em Estudos Curriculares, Docência e Tecnologias

O grupo tem como objetivo desenvolver pesquisas sobre o currículo no âmbito das políticas curriculares e das práticas educativas da educação básica, bem como estudos sobre o trabalho e a formação de professores, especialmente no que se refere ao uso das tecnologias digitais. Como espaço dialógico, o grupo é constituído por professores (as) pesquisadores (as) do programa de Pós-Graduação em Educação, dos cursos de Licenciatura e outros cursos afins da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE; por alunos (as) do Mestrado em Educação e dos cursos de licenciatura da UNIVILLE, por professores (as) da Educação Básica e por pesquisadores (as) de outras universidades.

Líderes: Profa. Dra. Jane Mery Richter Voigt e Profa. Dra. Marly Krüger de Pesce

Página: https://www.facebook.com/Gecdote/

GETRAFOR - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho e a Formação Docente

Esse grupo de pesquisa tem por objetivo realizar investigações voltadas para o trabalho e a formação docente nas várias instâncias de sua realização, sob um ponto de vista multideterminado que considere questões históricas, políticas e culturais. Desenvolve pesquisas com financiamentos institucionais (da própria UNIVILLE) e de órgãos de fomento (CNPq e CAPES). É um espaço coletivo de formação e constituição identitária de pesquisadores no que tange aos aspectos metodológicos e teóricos. Sistematicamente as pesquisas desenvolvidas pelos integrantes do GETRAFOR são apresentadas em importantes eventos da educação, tais como: Anped Nacional, Anped Regional Sul, ENDIPE, EDUCERE etc. 

Líderes: Profa. Dra. Aliciene Fusca Machado Cordeiro, Profa. Dra. Rita Buzzi Rausch e Profa. Dra. Sonia Maria Ribeiro

Blog: http://trabalhoeformacaodocente.blogspot.com.br/ 

Instagram: http://www.instagram.com/getrafor  

Facebook: https://www.facebook.com/GETRAFOR/

E-mail: getrafor.univille@gmail.com

 

NEPS – Núcleo de Pesquisa em Educação, Políticas e Subjetividades

O Núcleo de Pesquisa em Educação, Políticas e Subjetividades - NEPS surge a partir da ampliação dos estudos e pesquisas realizados no Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Práticas Educativas para Educação e Infância - GPEI. Assim, como GPEI, o NEPS está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade da Região de Joinville / UNIVILLE. É constituído por professores/as: do programa de Pós-Graduação em Educação, das Licenciaturas, das redes Públicas de Educação; por alunos/as e egressos/as do Mestrado em Educação e da graduação e por professores pesquisadores de outras universidades. O objetivo do NEPS é consolidar mais um espaço para discussões, estudos, investigações e sistematização de conhecimento sobre as políticas públicas, a formação de professores/as da educação básica e dimensão subjetiva desses sujeitos. 

Líderes: Prof. Dr. Allan Henrique Gomes e Profa. Dra. Rosânia Campos

Página: https://educacaoeinfancia.wixsite.com/gpei

 

LEPEd - Leituras e Escritas em Práticas Educativas

O grupo tem por objetivo realizar pesquisas que relacionem as questões de leitura e de escrita em diferentes práticas educativas. Considera-se que o estudo das práticas educativas com a escrita e a leitura, em diferentes contextos, tem relevância social fundamental, uma vez que perpassam todas as atividades educativas, uma vez que o fazer pedagógico (de todas as áreas) tem sua centralidade na escrita.
Tal preocupação está pautada na concepção de sujeitos em sua individualidade, com suas próprias trajetórias de envolvimento com a escrita que se refletem em seu processo de formação e inserção no universo da escrita. Pretende-se que as pesquisas do grupo contribuam para as discussões envolvendo práticas de leitura e de escrita, tornadas visíveis a partir da defesa de dissertações de mestrado, da publicação de artigos acadêmicos e da participação em eventos de divulgação científica.

Líderes: Profa. Dra. Rosana Mara Koerner e Profa. Dra. Berenice Rocha Zabbot Garcia

Página: https://www.facebook.com/letrafor/

NUPAE – Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação

O NUPAE, criado e legitimado pela UNIVILLE em 2003 e cadastrado no CNPq no mesmo ano, tem como objetivo desenvolver ações de pesquisa no contexto interno e externo da Instituição, com parceria da UMINHO, Braga/Portugal. O grupo é formado por bolsistas dos cursos de graduação e pós-graduação; professores/coordenadores dos cursos de Artes Visuais, Pedagogia, Matemática, História, Design; alunos e ex-alunos dos Mestrados em Educação, Patrimônio Cultural e Sociedade da UNIVILLE e membros de outros estados (SP e PR). Esse grupo atua nas seguintes linhas de pesquisa: 1. Políticas Públicas e Práticas Educativas: investiga a arte/educação e educação patrimonial com foco nas políticas públicas e práticas educativas; 2. Metodologia, Formação, Currículo e Avaliação: investiga a educação formal, não formal e informal, currículo e avaliação. O Núcleo tem vasta publicação e atuação em eventos científicos, a fim de socializar conhecimentos com a comunidade, em especial com as redes públicas.

Líder: Profa. Dra. Silvia Sell Duarte Pillotto

Página: http://gruponupae.blogspot.com.br/