GPOLAVE - Grupo de Pesquisa Políticas Avaliativas na Educação

O grupo tem como objetivo investigar os processos políticos avaliativos nos seus diferentes níveis educacionais, bem como os resultados alcançados. Estuda os contextos das políticas em suas relações nos âmbitos nacionais e internacionais. O grupo prioriza o diálogo e a reflexão e está aberto para professores (as) pesquisadores (as) do programa de Pós-Graduação em Educação, dos cursos de Licenciatura e outros cursos afins da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE; por alunos (as) do Mestrado em Educação e dos demais cursos da UNIVILLE, por professores (as) da Educação Básica e por pesquisadores (as) de outras universidades.

Líder: Profa. Dra. Marialva Moog Pinto

BLOG: https://gpolavepesquisa.wixsite.com/gpolave

Facebook: https://www.facebook.com/Gpolave-Grupo-de-Pesquisa-Pol%C3%ADticas-Avaliativas-em-Educa%C3%A7%C3%A3o-698198087301687/

 

GECDOTE - Grupo de Pesquisa em Estudos Curriculares, Docência e Tecnologias

O grupo tem como objetivo desenvolver pesquisas sobre o currículo no âmbito das políticas curriculares e das práticas educativas da educação básica, bem como estudos sobre o trabalho e a formação de professores, especialmente no que se refere ao uso das tecnologias digitais. Como espaço dialógico, o grupo é constituído por professores (as) pesquisadores (as) do programa de Pós-Graduação em Educação, dos cursos de Licenciatura e outros cursos afins da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE; por alunos (as) do Mestrado em Educação e dos cursos de licenciatura da UNIVILLE, por professores (as) da Educação Básica e por pesquisadores (as) de outras universidades.

Líderes: Profa. Dra. Jane Mery Richter Voigt e Profa. Dra. Marly Krüger de Pesce

 

GETRAFOR - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho e a Formação Docente

Esse grupo de pesquisa tem por objetivo realizar investigações voltadas para o trabalho e a formação docente nas várias instâncias de sua realização, sob um ponto de vista multideterminado que considere questões históricas, políticas e culturais. Desenvolve pesquisas com financiamentos institucionais (da própria UNIVILLE) e de órgãos de fomento (CNPq e CAPES). É um espaço coletivo de formação e constituição identitária de pesquisadores no que tange aos aspectos metodológicos e teóricos. Sistamaticamente as pesquisas desenvolvidas pelos integrantes do GETRAFOR são apresentadas em importantes eventos da educação, tais como: Anped Nacional, Anped Regional Sul, ENDIPE, EDUCERE etc.

Líderes: Profa. Dra. Aliciene Fusca Machado Cordeiro e Profa. Dra. Sonia Maria Ribeiro

Página: http://trabalhoeformacaodocente.blogspot.com.br/

 

GPEI – Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas para Educação e Infância

Constituído por professores/as do Programa de Pós-Graduação em Educação, das licenciaturas, das redes públicas de educação, por alunos/as do Mestrado em Educação e da graduação e por professores pesquisadores de outras universidades. Pretende-se que o grupo seja mais um espaço para discussões, estudos, investigações e sistematização de conhecimento sobre as políticas e as práticas educativas destinadas à infância brasileira e da América Latina.

Líder: Profa. Dra. Rosânia Campos

Página: https://educacaoeinfancia.wixsite.com/gpei

 

LETRAFOR - Letramento no Trabalho e na Formação de Professores

O grupo tem como objetivo realizar pesquisas que relacionem as questões de letramento com o trabalho e a formação do professor. Compreende-se letramento aqui como o envolvimento em práticas sociais com a escrita, vistas em sua multiplicidade. Questões de letramento perpassam todas as atividades escolares, uma vez que o fazer pedagógico (de todas as áreas) tem sua centralidade na escrita. A preocupação com o letramento está pautada na concepção do sujeito professor em sua individualidade, com suas próprias trajetórias de envolvimento com a escrita que se refletem em seu processo de formação, tanto inicial quanto continuada, influenciando o seu fazer pedagógico. Pretende-se que as pesquisas do grupo contribuam para as discussões envolvendo letramento e formação de professores, tornadas visíveis na defesa de dissertações de mestrado, na publicação de artigos acadêmicos e na participação em eventos de divulgação científica.

Líderes: Profa. Dra. Rosana Mara Koerner e Profa. Dra. Berenice Rocha Zabbot Garcia

Página: https://www.facebook.com/letrafor/

 

NUPAE – Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação

O NUPAE, criado e legitimado pela UNIVILLE em 2003 e cadastrado no CNPq no mesmo ano, tem como objetivo desenvolver ações de pesquisa no contexto interno e externo da Instituição, com parceria da UMINHO, Braga/Portugal. O grupo é formado por bolsistas dos cursos de graduação e pós-graduação; professores/coordenadores dos cursos de Artes Visuais, Pedagogia, Matemática, História, Design; alunos e ex-alunos dos Mestrados em Educação, Patrimônio Cultural e Sociedade da UNIVILLE e membros de outros estados (SP e PR). Esse grupo atua nas seguintes linhas de pesquisa: 1. Políticas Públicas e Práticas Educativas: investiga a arte/educação e educação patrimonial com foco nas políticas públicas e práticas educativas; 2. Metodologia, Formação, Currículo e Avaliação: investiga a educação formal, não formal e informal, currículo e avaliação. O Núcleo tem vasta publicação e atuação em eventos científicos, a fim de socializar conhecimentos com a comunidade, em especial com as redes públicas.

Líder: Profa. Dra. Silvia Sell Duarte Pillotto

Página: http://gruponupae.blogspot.com.br/