ÁREA DE ARTES E DESIGN

Laboratório de Modelos e Protótipos
Bloco C

Auxilia os estudantes na confecção de protótipos, modelos e maquetes, utilizando resinas, poliuretano expandido, madeiras, papelão, fibra de vidro, silicone, gesso, além de tecidos e pigmentos para cobrir estes materiais. Conta com um número expressivo de máquinas para mecânica e marcenaria, possuindo também cabine de pintura e almoxarifado.

 

CENTRO DE ARTES E DESIGN – CAD
Acesso pelo Bloco D
Laboratório de Modelagem cerâmica
Laboratório de gravura e serigrafia
Laboratório de tapeçaria/ tecelagem
Laboratório de pintura
Teatro
Desenho
Animação/ Ilustração
Fotografia / Estúdio Fotográfico (Produto/ Modelos)

- Gravura: neste ambiente são desenvolvidas atividades de gravação de telas serigráficas, utilizadas como suporte na arte gráfica e visual. Atende, principalmente, a disciplina de Gravura, Artes Gráficas e Materiais Expressivos do curso de Artes Visuais e a disciplina de Oficina Gráfica do curso de Design. Lá são desenvolvidas técnicas básicas de serigrafia, xilogravuras, gravura em metal e monotipias. No laboratório de gravura são utilizados os seguintes equipamentos e materiais: prensas, tintas de impressão, tintas de tecido, tinta guache, telas, diferentes suportes em madeira, linóleo, placas de vidro, metal, isopor e rolinhos de impressão.

- Atelier de pintura: atende, principalmente, às disciplinas de pintura, desenho artístico e materiais expressivos dos cursos de Artes Visuais e Design. São desenvolvidas técnicas básicas de desenho à lápis e carvão, e pintura à óleo, acrílica, aquarela, guache e têmperas, bem como a confecção de telas, tintas e vernizes. São desenvolvidas pesquisas em diferentes suportes e as possibilidades de transformação e reaproveitamento de materiais provenientes da natureza, para confecção e criação de papéis artesanais e de tintas naturais. O laboratório dispõe de cavaletes, pranchetas de madeira revestidas em fórmica, suportes para guardar as telas, bem como boxes individuais para os alunos guardarem seus materiais.

- Modelagem e cerâmica: nesse laboratório aprendem-se técnicas para a confecção de diversos tipos de modelos em cerâmica, como forma de expressão artística. Atende, principalmente, as disciplinas de Cerâmica, Escultura e Materiais Expressivos do curso de Artes visuais e Meios de Representação do curso de Design. São desenvolvidas as técnicas básicas de modelagem, as diversas etapas da cerâmica e da escultura. Pesquisa-se os materiais que servem para confecção de instrumentos para as atividades plásticas expressivas e as possibilidades de criação, transformação e reaproveitamento de materiais provenientes da natureza e da sucata. Dentre uma enorme gama de materiais que podem ser utilizados no laboratório de modelagem destaca-se as seguintes: argila, cimento celular, gesso, resinas, poliuretano, metais, madeira e papelões. São utilizados também tintas e pigmentos para colorir estes materiais.

- Tapeçaria e tecelagem: utilizado para o aprendizado da tapeçaria e tecelagem e sua utilização na arte, bem como o conhecimento de materiais que poderão ser utilizados nos teares.

- Teatro: o espaço é utilizado e coordenado pelo Programa Institucional de Artes Cênicas e funciona, também, como sala de aula teórica e prática. Lá são guardados os materiais de cenários, figurinos adereços e maquiagem, parte fundamental do acervo da Companhia Experimental de Teatro de Repertório da Univille.

COSTURA
Bloco E sala 117

MODELAGEM
Bloco E sala 118

JÓIAS
Bloco D

REVELAÇÃO FOTOGRÁFICA
Bloco C


ATENDIMENTO
Segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h e das 18h30 às 22h.