Na noite desta terça-feira (03/11), os candidatos e candidatas à prefeitura participaram do debate promovido pela Univille e Diretório Central dos Estudantes (DCE). O evento, realizado ao vivo pelo Univille Play, foi a oportunidade para que a comunidade acadêmica conhecesse as propostas e, principalmente, o plano de cada um dos 15 concorrentes ao cargo gestor ou gestora da maior cidade de Santa Catarina. Um espaço para o exercício da cidadania e para a escolha do voto consciente.

O evento reforça a vocação comunitária da Universidade, incentivando a reunião dos candidatos e candidatas e o compartilhamento de ideias para a construção da cidade. Além disso, um espaço para que a própria comunidade de Joinville e da Univille compartilhassem suas perguntas e questionamentos aos concorrentes à administração municipal.

“A Univille, dessa forma, cumpre seu papel e segue os seus valores que incluem a ética, a cidadania, a inovação, a integração e a responsabilidade socioambiental. Que nós todos possamos continuar trabalhando pela democracia, entendendo que o processo eleitoral, sim, ele tem adversários, mas que jamais tenha inimigos. Que todos nós possamos, depois do pleito, estarmos juntos trabalhando pelo desenvolvimento humano das comunidades em que nós nos inserimos”, destacou o Reitor Alexandre Cidral.

O debate é um evento tradicionalmente realizado no período eleitoral pelo DCE. Mas, em um ano em que tudo mudou completamente, a proposta continuou a mesma: manter a comunidade acadêmica bem informada sobre o período eleitoral e as propostas de prefeituráveis.  “É de vital importância para a população acesso à informação política, sobretudo num cenário de distanciamento social e de incertezas que estamos enfrentando. Nessa direção, o Diretório Central dos Estudantes da Universidade em parceria com a Reitoria buscou facilitar esse acesso à toda comunidade joinvilense cumprindo assim seu papel de Universidade Comunitária. O resultado foi uma transmissão ao vivo que acabou alcançando Joinville inteira, ao invés de alcançar apenas o público da Univille”, destacou Kelby Wohlers, presidente do Diretório Central dos Estudantes.

Propostas e participação da comunidade

O debate foi dividido em cinco blocos. Foram três dedicados às respostas de perguntas enviadas pela comunidade acadêmica e público externo. As perguntas eram sorteadas pelo mediador e os candidatos e candidatas respondiam, de acordo com a sequência definida em sorteio com suas assessorias. Neste formato, as perguntas não eram direcionadas, fazendo com que os candidatos respondessem perguntas gerais e de temas diversos. Um bloco com pergunta entre candidatos e candidatas. E, por último, um espaço com fala livre e considerações finais.

Você pode acompanhar o debate na íntegra pelo Univille Play.