O reitor da Univille, Alexandre Cidral, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Paulo França, participaram hoje à tarde de reunião virtual do secretário de Saúde de Joinville, Jean Rodrigues da Silva, com dirigentes de Instituições de Ensino Superior (IES) da cidade. O objetivo foi alinhar ações e estratégias relacionadas à retomada gradual das atividades presenciais curriculares planejadas pelas IES. Ficou decidido que o retorno, restrito às atividades práticas e de estágio, poderá ocorrer entre os dias 20 de julho e 03 de agosto, com o devido respeito às medidas restritivas definidas pelos órgãos oficiais, e avaliação do cenário local da pandemia a cada 15 dias para planejar os passos seguintes. O secretário vai oficializar regra que prevê afastamento imediato de estudante ou professor em casos sintomáticos, e até de turma inteira no caso de contágio, por período que pode ser de sete ou 14 dias, e encaminhamento às unidades de saúde.

No dia 1º de julho, a Univille informou em comunicado que, por recomendação do mais recente parecer do Comitê Univille de Ações de Prevenção ao Contágio pelo Coronavírus SARS-CoV2, decidiu dar continuidade, por mais duas semanas, à suspensão das atividades presenciais que ainda não retornaram, com nova reavaliação do cenário antes da futura retomada. 

Segundo informou o reitor na reunião com o secretário de saúde, a previsão é de retorno de atividades práticas presenciais no dia 27 de julho, data prevista no calendário acadêmico para início do segundo semestre. O foco principal nessa primeira fase são as atividades de alunos que precisam desenvolver atividades práticas para a conclusão do curso, como estágios e trabalhos em laboratório. “Vamos encerrar virtualizados o primeiro semestre do ano no dia 18 de julho”, enfatizou.