Univille e Secretaria Municipal da Saúde (SMS) começam a traçar um plano de ação para incluir a Universidade no Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19, que deverá ser ampliado nos próximos meses em Joinville. O coordenador médico da Vigilância em Saúde da SMS, que é professor do curso de Medicina, o infectologista Luiz Henrique Melo, esteve reunido hoje com a reitoria da Univille para discutir a questão, que envolve definição de infraestrutura, pontos de vacinação, pessoal e treinamento.

A Universidade conta com diversos espaços amplos para atender a demanda, como os 3 ginásios de esportes no campus. A vacinação deverá ter a participação de acadêmicos da área da saúde, principalmente dos cursos de Enfermagem e Farmácia. Os maiores grupos da cidade para receber a vacina nas primeiras 4 fases do Plano Municipal de Imunização são as pessoas que têm entre 60 e 74 anos, cerca de 44 mil, e aquelas com comorbidades, cerca de 35 mil.

Melo também articula com a Univille a criação de um Ambulatório pós-Covid-19, com participação de acadêmicos e professores da Universidade. O ambulatório é destinado a avaliar a incidência de sequelas da doença em grupo de pessoas que foram internadas na UTI com a Covid-19 e coletar dados para pesquisas científicas em cooperação.