Fortalecer parcerias, ampliar estágios e trabalhar juntos a partir das demandas das escolas municipais. Essa foi a tônica da primeira visita do reitor da Univille, Alexandre Cidral, e da pró-reitora de Ensino, Patrícia Magri, ao secretário municipal da educação, Diego Calegari.  

Equipes da SED e da Univille vão mapear demandas e montar um plano de ação que contemple as principais questões que afetam a área educacional na rede pública do município. Uma série de atividades já são realizadas nesta linha – entre elas a capacitação de professores, mas a ideia é ampliar por meio da graduação, da extensão e da pesquisa científica.  

A Univille é a única IES com sede na região a formar professores e que tem larga atuação no aperfeiçoamento de docentes. Em dois programas em especial, ambos financiados pelo Governo Federal, também vão ser estudadas possibilidades de ampliar ações – o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a Residência Pedagógica. A Univille é também a única IES da região a desenvolver os dois programas, que envolvem cerca de 100 acadêmicos, com benefícios tanto para as escolas como para a formação dos futuros professores.