Conheça alguns projetos desenvolvidos pelos acadêmicos do curso de Psicologia:

- Projeto Chega AÍ Universitário:

O projeto Chega aí universitário" caracteriza-se como um projeto-intervenção. Idealizado pela professora Dra. Aliciene Fusca Machado Cordeiro e desenvolvido pelos estudantes do quinto ano de psicologia, durante o estágio obrigatório de psicologia escolar. Tem como objetivo acolher estudantes de todos os cursos da Universidade, desenvolvendo grupos de discussão que envolvam temas pertinentes a vida universitária, seus desafios e conquistas.

 

- Projeto Performa – Percursos Formativos Docentes e Discentes na rede de Educação Básica:

O que é: É um projeto integrado de ensino, pesquisa e extensão, que acontece pela oferta de percursos formativos docentes e discentes na rede de educação básica. O performa é vinculado a graduação de Psicologia e Letras e ao mestrado em Educação da Univille.

Qual o objetivo: Implementar um espaço colaborativo, comunitário e interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão sobre percursos docentes e discentes na sua dimensão formativa no contexto da rede pública de educação, com ênfase em processos metodológicos participativos, dialógicos e integrativos.

Quem pode fazer parte: Docentes da rede básica de educação; Estudantes do ensino médio.

Como e quando ocorre? Para os docentes: O Performa é construído por 5 eixos temáticos: 1) Biográfico; 2) Trabalho; 3) Conceitual; 4) Estético e; 5) Coletivo. Cada eixo se desdobra em atividades interativas e em encontros orientados para a experiência docente. São previstos 10 encontros com frequência semanal e duração aproximada de 1 hora cada. Os dias e horários dos encontros são combinados entre professora (o) e estagiárias (os).

Para os discentes: É desenvolvida em parceria com as escolas do Ensino Médio. São previstos aproximadamente cinco encontros com grupos de estudantes.

Onde? Os encontros são realizados virtualmente ou presencialmente nas escolas ou no Serviço de Psicologia da Univille. São mediados por dupla de estagiárias (os), pesquisados assistentes, de Psicologia Educacional do quinto ano de Psicologia da Univille e supervisionados por um (a) professor (a) psicólogo (a). Os estagiários/pesquisadores são acompanhados por acadêmicos de iniciação científica e de extensão.

Como participar?  Os estudantes participam a partir de suas escolas, que fazem parceria com o projeto. Já para os docentes a inscrição é realizada individualmente através do e-mail: servicodepsicologia@univille.br

 

Projeto Plantão Psicológico

O que é? O Plantão Psicológico é uma modalidade de intervenção psicológica que acolhe a pessoa no exato momento de sua necessidade, atuando na demanda emocional direta do paciente, organizando ou possibilitando a ele esclarecer eventos críticos e ajudando a lidar melhor com seus recursos e limites. O Plantão trata a respeito da situação imediata que está acontecendo na vida da pessoa por isso Plantão Psicológico é diferente de psicoterapia.

Quem pode ser atendido? Toda a comunidade para situações com demanda de atendimento imediato (pessoas que necessitarem de escuta, orientação e/ou adesão à lista de espera do Serviço de Psicologia); Pacientes pós-covid (para aquelas pessoas que adoeceram em função da COVID19).

Quando os atendimentos acontecem? O atendimento oferecido pelo Plantão ocorre em dias e horários variados, durante a semana. Consulte o horário atual junto à secretaria do SPsi.

Como os atendimentos acontecem? O atendimento pode ser imediato, nos casos em que a pessoa necessitar do atendimento nos períodos em que houver plantonistas a disposição. Ou, nos casos em que não houver plantão no momento do contato com o serviço, o atendimento poderá ser agendado para o próximo horário disponível.

Quanto tempo dura o atendimento no plantão? A sessão é feita em tempo variável, podendo chegar à duração de 1h30m. A pessoa atendida poderá participar do Plantão em apenas 1 sessão, ou no máximo, em 5 sessões.
 

Projeto META SPsi

Objetivo: Otimizar o acolhimento e triagem para a comunidade que busca o Serviço de Psicologia da Univille e o CENEF - Centro de Estudos e Orientação da Família.

A quem se destina: para toda a comunidade que possui cadastro no SPsi.

Quando o projeto acontece: No 2º semestre do ano letivo.

Quanto tempo dura o atendimento: o processo de triagem é realizado em 1 sessão e o acolhimento ocorre em 3 sessões.