RECOMENDAÇÕES PARA PUBLICAÇÃO DE TESE/DISSERTAÇÃO 

 

Teses e dissertações serão aceitas para análise e eventual publicação desde que retrabalhadas e adaptadas à forma de livro. Tais adaptações se fazem indispensáveis no que se refere não só às páginas iniciais e à apresentação/introdução, mas também a todo o conteúdo da obra. 

Sugere-se, por exemplo: 

  • retirar as páginas referentes à aprovação da dissertação/tese, resumo e abstract; 

  • não se estender muito nos agradecimentos; 

  • retirar o excesso de negritos e sublinhados; 

  • excluir numeração de títulos e subtítulos; 

  • enxugar as notas explicativas e bibliográficas; 

  • adotar, com base nas normas da ABNT, o padrão autor/data ao longo do texto para as referências bibliográficas, assim como para a inserção delas (em formato completo) no final da obra, quando a autoria for individual, e ao final de cada capítulo, quando a obra for de autores diversos; 

  • mudar o “tom” do texto, considerando-se que se trata, agora, de obra já aprovada, submetida não a uma banca examinadora, mas ao público leitor em geral. 

Lembre-se: um livro já não é uma dissertação ou tese, por isso leia atentamente seu texto e retire expressões que tratam da execução do trabalho acadêmico, agradecimentos, nomes de orientador e avaliadores, por exemplo. Recomenda-se mencionar rapidamente na apresentação e/ou introdução que a obra foi originalmente uma dissertação/tese e diluir ao longo do texto as etapas características de um trabalho acadêmico dessa natureza (questão de pesquisa, problema, hipótese, metodologia etc.). Caso necessário, insira um novo capítulo, apresentando novos conteúdos e resultados obtidos em pesquisas realizadas, de modo a atualizar o conteúdo do livro. 

Além disso, ao longo da obra poderão ser necessárias outras alterações, tendo em mente, sempre, a adequação do texto e da respectiva forma ao novo público a que se destina. Em relação a notas de rodapé, a sugestão é que sejam mantidas apenas aquelas que forem indispensáveis para o entendimento da questão que está sendo abordada. Elementos adicionais a um trabalho acadêmico, como anexo e apêndice, não são recomentados quando da elaboração de um livro. 

Pense sempre no leitor e em estruturas ao longo da sua obra que facilitarão a leitura, a organização do pensamento e o entendimento da mensagem que você deseja transmitir. Como sua obra será resultado das pesquisas que você realizou, sugerimos uma análise no que concerne à temporalidade das informações. Caso preciso, atualize-as.  

Não se prenda à sequência e à ordenação dos capítulos e materiais que estão no trabalho original (dissertação/tese), bem como a figuras, gráficos, tabelas e quadros, que devem ser inseridos somente se forem pertinentes à nova obra. Procure fazer escolhas que contribuam para uma leitura dinâmica e de modo que o conhecimento exposto vá se consolidando ao longo do texto. Na Editora Univille, não fazemos a adaptação de sua tese/dissertação para o formato de livro, mas podemos dar orientações importantes para que essa ação seja realizada. 

 

 

(Extraído do Guia do autor: o caminho das pedras facilitado. Florianópolis: Editora UFSC, 2001)