Você vai à escola desde que era apenas um bebê. Todos os dias precisou se dedicar e se preparar para uma rotina de aprendizados. Sabe qual foi o principal objetivo disso? A aprovação em uma
forma de ingresso na Graduação para seu futuro profissional.

E uma das formas de ingressar em uma Universidade é por meio do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, que além da vaga na Graduação, pode garantir uma bolsa de estudos que vai facilitar muito sua vida financeira durante o curso.

Esse processo pode não acontecer facilmente por conta da complexidade da prova, porém existem algumas atividades que poderão te auxiliar. Quer uma ajuda? Neste post, apresentaremos 7 dicas que lhe ajudarão a mandar bem no Enem. Não saia daí!

Estude com antecedência

Para fazer um bom Enem, você não poderá deixar seus estudos para as vésperas da prova. Na verdade, quanto antes começar a estudar, melhor.

Começando seus estudos com antecedência, você garante tempo para ver todos os conteúdos que normalmente são cobrados. Além disso, terá prazo para conhecer seus pontos fortes e suas dificuldades e trabalhar neles.

Descubra sua forma de estudo

Podemos falar em estudar para garantir aprovação pelo Enem, mas são muitas as formas de estudo, e cada pessoa possui a sua. Nesse momento, se ainda não sabe que maneira de estudar é a melhor para você, pode ir testando para descobrir.

Algumas pessoas aprendem melhor lendo e anotando tudo. Enquanto isso, outras preferem primeiramente assistir a videoaulas, resumindo o conteúdo em tópicos.

Simplificando, a forma de estudar é indiferente. O que realmente importa é que você consiga compreender bem o que estudou.

Faça um plano de estudos

Quando temos muito conteúdo para estudar, envolvendo muitas disciplinas diferentes, acabamos nos embaraçando e rendendo pouco. Entretanto, para evitar que isso ocorra, é possível elaborar um plano de estudos.

Mas não é possível estudar sem saber o que vai cair na prova, não é? Por isso, busque um edital do Enem passado e veja quais matérias são comumente cobradas. A partir disso, organize seu planejamento.

Nele, é importante que alguns métodos estejam presentes para melhorar seus momentos de estudo. Portanto, você precisará:

• Resolver questões
  • Fazer simulados
  • Elaborar resumos
  • Revisar

Planeje seus dias

Além de realizar um planejamento geral, é importante organizar seus estudos diários. Você pode fazer seu plano todos os dias ou separar um horário no fim de semana dedicado a isso.

Uma boa dica é separar os dias por áreas do conhecimento. Por exemplo, na segunda-feira, você se organiza para estudar linguagens e ciências da natureza, na terça, matemática e ciências humanas e assim sucessivamente.

Para se preparar para o Enem, a organização dos estudos é fundamental. Por essa razão, não deixe de se programar direitinho, pois assim fica mais fácil garantir sua vaga no curso dos seus sonhos.

Leia também: Como montar um cronograma de estudos para o Enem 2020 - Univille Universidade

Cuidado com a saúde

Não adianta estudar muito e deixar a saúde de lado. Para garantir aprovação pelo Enem, é importante se manter em equilíbrio. Por isso, mantenha sua alimentação saudável e faça exercícios físicos regularmente.

Uma boa alimentação melhora não apenas a saúde física, mas também a mental. Insira em suas refeições vegetais escuros, frutas, castanhas e até chocolate amargo, para melhorar sua memória e raciocínio.

Além disso, trinta minutos de exercícios físicos diários também serão de grande ajuda. Isso porque, durante o treino, os níveis de alguns hormônios, como a endorfina e a serotonina, aumentam. Com isso, aumenta sua sensação de relaxamento e de bem-estar.

Desenvolva o hábito de ler

Que a leitura é importante, você provavelmente já sabe. Mas sabia que a maior parte da prova do Enem é composta por grandes textos e que a interpretação é fundamental para o bom rendimento?

O desenvolvimento do hábito de leitura é importante. Ao ler regularmente, você desenvolve habilidades como interpretação de texto e facilidade de redação, que são muito úteis para as provas do Enem.

Reserve tempo para lazer

Estudar é muito importante para garantir a aprovação pelo Enem? Com certeza. Mas, para isso acontecer, precisará também reservar um tempo para o seu lazer.

Se estudar sem parar para descansar, sua cabeça poderá entrar em colapso e todo seu esforço terá sido em vão. Por isso, reserve sempre momentos para se distrair em seus planejamentos.

Como você já sabe o que fazer para organizar seus estudos, o que acha de fazer um Aulão Preparatório com a Univille? Clique aqui e cadastre-se para garantir sua vaga no aulão virtual e receber conteúdos com dicas exclusivas para a prova!