O Exame Nacional do Ensino Médio é hoje um dos principais meios de ingresso nas universidades e faculdades do país. Por meio dele, é possível participar de programas governamentais como Sisu, Prouni e Fies.

Você já está se preparando para o Enem 2020? Sei que o tempo está curto, mas ainda dá tempo de revisar os conteúdos e treinar bastante a redação antes da prova.

Neste post, vamos te ensinar a criar um cronograma de estudos para o Enem 2020 que vai lhe ajudar a se destacar no Exame e assim garantir boas oportunidades. Quer montar o seu? Então vem comigo!

Leia também: 7 dicas essenciais para mandar bem no Enem - Univille Universidade

Cronograma de estudos para o Enem 2020

Observe sua rotina

O primeiro passo na criação de seu cronograma de estudos para o Enem é a observação de sua rotina.

Você precisará ter consciência de quais são suas atividades diárias e em que horário cada uma delas precisa ser feita. Vai para a escola? Faz academia? Trabalha? Anote tudo e seus respectivos horários.

Além disso, sabe aquelas atividades que você percebeu que estão no seu dia, mas não são essenciais? Faz um esforcinho para eliminá-las de sua rotina. Assim sobrará mais tempo livre para sua organização.

Com isso em mãos, você saberá quais os horários livres em sua agenda e poderá começar a dar forma ao seu cronograma de estudos para o Enem 2020.

Reserve tempo para descansar

Já está com todas as suas atividades do seu dia a dia listadas? Legal! Agora é a hora de começar a preencher os espaços vazios. Neste tópico, o objetivo é algo que você, com certeza, gosta: descansar!

O descanso é muito importante para garantir um bom rendimento nos estudos, por isso, você não poderá esquecê-lo na hora de montar o seu cronograma de estudos.

Um dia semanalmente

Reserve um dia para descansar semanalmente, pelo menos. Normalmente é recomendado que esse dia seja sábado ou domingo, pois combina com folgas de trabalho e escola. Mas não se atenha a isso e guarde o melhor dia pra você.

Algum tempo diariamente

Ainda que se tenha um dia especial semanalmente para isto, é importante que haja também momentos de descanso todos os dias. De trinta minutos a uma hora já é tempo suficiente para ajudar a aliviar as tensões.

É recomendado que sejam feitas atividades prazerosas nesse momento, como ler um livro de ficção ou assistir séries e filmes. O que você fará fica a seu critério, mas é essencial que não seja nada de estudos, ok?

Horário de estudos

Depois de seguir os primeiros passos, você já pode verificar os horários que terá para organizar os seus estudos.

Se possível, dê preferência para estudar nos horários que tenha maior disposição. Assim sua energia será maior para se dedicar e garantir bons resultados no Enem 2020.

Após preencher suas atividades obrigatórias e seus momentos de descanso, todos os espaços livres serão destinados aos seus estudos. Esse tempo será dividido em blocos menores que serão destinados às disciplinas.

Para facilitar a organização do horário de estudos, contar com o apoio de um plano de estudos personalizado é fundamental. Abaixo você pode conferir como criar o seu para aproveitar ao máximo esse tempinho que ainda falta antes da prova.

Plano de estudos

Sem dúvidas, o passo mais importante do seu cronograma é a criação do plano de estudos. Afinal, nele você organizará toda a sua rotina de aprendizagem, organizando horário para estudar, fazendo checklists e anotando observações importantes.

O plano de estudos não é uma ferramenta fixa. Você poderá atualizá-lo sempre. Normalmente ele é dividido em planos semanais e diários.

No plano semanal, você anotará as matérias a serem estudadas durante a semana. Enquanto isso, as informações serão mais especificadas no diário. Nele, será detalhado o que será estudado além de observações importantes como necessidade de revisão ou de resolução de exercícios.

Na hora de organizar o tempo dedicado a cada disciplina, lembre-se de levar em consideração sua afinidade com cada matéria. O que você tem dificuldade deve ser estudado nos momentos de maior energia para garantir bom rendimento.

Além disso, você precisa lembrar das grandes áreas do Enem:

• Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Redação.

Em grande parte das Universidades, cada graduação possui um cálculo diferente com base em pesos nos processos de seleção. Por isso, é importante pesquisar quais os pesos dessas áreas no seu curso de interesse, para se dedicar às matérias que sejam mais interessantes para o seu objetivo.

Agora que você já sabe como criar o seu cronograma de estudos para o Enem 2020, o que acha de baixar um planner em PDF para organizar com mais facilidade os seus planos de estudos? Para fazer o download, é só clicar aqui!