Habilidades e competências sempre foram importantes para a construção de carreira. Com as profissões do futuro, o mercado de trabalho se alterou, e as exigências passaram a ser diferentes. As soft skills que antigamente eram pouco requeridas, hoje são fundamentais para um bom posicionamento profissional.


Com o avanço da tecnologia, já era de se esperar que as habilidades técnicas fossem cobradas, o que não se contava é que habilidades socioemocionais seriam tão importantes.


Pensando nisso, criamos esse texto especialmente para falar sobre as soft skills. Quer saber mais sobre elas? Continue a leitura com a gente!

Competências do profissional do futuro

Com a tecnologia em rápida evolução, o mundo profissional tem se atualizado na mesma velocidade.


As chamadas profissões do futuro, que já estão sendo reconhecidas na atualidade, trazem mudanças significativas para a realidade do mercado de trabalho. O que era requerido antes pode não ser mais tão necessário, assim como traços pouco solicitados antigamente podem se tornar essenciais hoje em dia.


Desde sempre, habilidades e competências foram pontos chaves nos processos de recrutamento e seleção. Isso não mudou! A mudança se encontra no que é requerido hoje em dia. As antigas habilidades foram ficando em segundo plano enquanto as novas habilidades, também chamadas de soft skills, estão em alta nos currículos.

Mas o que são habilidades?

Apesar de ser um nome comum, talvez você tenha dúvidas sobre o que são habilidades. Pois bem… vamos descobrir!


Segundo uma das definições do dicionário Michaelis On-line, habilidade é o “conjunto de qualificações para o exercício de uma atividade ou cargo; suficiência”. Ou seja, conforme o conceito apresentado, habilidades são as aptidões que é preciso ter para realizar determinado exercício.

As habilidades podem ser divididas em habilidades técnicas (hard skills) e habilidades socioemocionais (soft skills). Entenda melhor abaixo:

Hard Skills

Mais conhecidas por habilidades técnicas, as habilidades hard skills foram por muito tempo as queridinhas dos currículos. Até pouco tempo, apresentar certificados de cursos e faculdades era mais do que suficiente para mandar bem nos processos de recrutamento e seleção. Mas, com as profissões do futuro e as mudanças no mercado de trabalho, essa realidade mudou.


Hoje, ter habilidades hard skills continua sendo importante, pois saber fazer é imprescindível. Porém não são apenas elas que os recrutadores procuram.

Soft Skills

Enquanto as hard skills são habilidades técnicas, as soft skills são características desenvolvidas de cunho socioemocional e comportamental. São traços que normalmente dizem respeito à personalidade do profissional e não podem ser aprendidas facilmente.


Com os desafios do novo mundo, a necessidade de profissionais com capacidades soft skills desenvolvidas cresceu consideravelmente. Assim, atualmente, a procura por essas habilidades nos currículos tem sido grande e tende a crescer cada vez mais.


 Ao falar de habilidades soft skills, estamos falando de traços de personalidade, como dito anteriormente. Como exemplo, podemos citar 5 das mais faladas nos últimos tempos como sendo as habilidades mais requisitadas nos processos de recrutamento e seleção. São elas:

  • Senso de liderança;
  • Pensamento crítico;
  • Inteligência emocional;
  • Criatividade;
  • Resolução de problemas complexos.

Se deseja ser um excelente profissional do futuro, trabalhar o desenvolvimento de habilidades soft skills será fundamental além de realizar bons cursos e viver em constante aprendizagem.
 
Pensando em te deixar à frente no mercado de trabalho, a Univille inovou a formação de seus cursos de graduação. Quer saber mais? Clique aqui e leia o texto sobre Inovação Curricular e Pedagógica.