O mercado de trabalho está cada dia mais exigente. Com as novas tecnologias, a disputa fica cada vez mais acirrada e é preciso desenvolver as qualidades profissionais ainda mais para dar conta das demandas. 

Algumas competências estão sendo cada dia mais solicitadas, e os trabalhadores que não as possuem acabam ficando para trás. Por isso, é importante ter atenção às mudanças do mercado de trabalho para saber o que ele exige e poder se capacitar. 

Pensando nisso, esse texto nasceu. Nele, trazemos pra você dicas de como adquirir as qualidades profissionais exigidas pelo novo mercado de trabalho. Quer descobrir como ser um profissional do futuro? Vem fazer a leitura com a gente! 

As mudanças do mercado de trabalho 

"As espécies que sobrevivem não são as espécies mais fortes, nem as mais inteligentes, e sim aquelas que se adaptam melhor às mudanças". Essa frase de autor desconhecido (erroneamente atribuída a Charles Darwin, pai da Teoria da Evolução) traduz bem a relação do profissional para com o mercado de trabalho. 

Com a constante evolução do mercado de trabalho, a adaptação é essencial para a sobrevivência. Atualização constante é uma necessidade da qual não se pode abrir mão. 

As qualidades profissionais precisam ser trabalhadas constantemente para que não fiquem ultrapassadas com o avanço do mundo laboral. Diante disso, fica o questionamento: como se manter atualizado diante dos avanços constantes?

Como adquirir as qualidades profissionais exigidas? 

A princípio, pode parecer difícil acompanhar a evolução do mundo do trabalho, visto que ele está em constante alteração. Mas, se você parar para pensar, vai ver que o mais importante é ter determinação e força de vontade além de resiliência para não desistir. 

Existem algumas formas necessárias de adquirir as qualidades profissionais exigidas pelo mercado de trabalho. Você pode conferir algumas delas abaixo:

Ensino Superior 

A principal maneira de conquista de uma profissão, os cursos superiores são uma excelente aposta para adentrar o mercado de trabalho. 

Para garantir uma formação de qualidade e boa referência no currículo, é importante escolher uma instituição de referência, que trate com Ensino com cuidado e, de preferência, uma universidade, que traz, além disso, a Pesquisa e a Extensão em seu leque. 

A Univille é uma universidade de referência na região norte do estado de Santa Catarina que se destaca no Ensino, na Pesquisa e na Extensão. E também, com o processo de Inovação Curricular e Pedagógica, traz em suas matrizes curriculares disciplinas especializadas no preparo do profissional para o mercado de trabalho. São elas: 

  • Cidadania, Direitos Humanos e Justiça Social 
  • Inovação e Empreendedorismo de Base Tecnológica, de Negócios e Social  
  • Ética e Competências Socioemocionais 
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental 
  • Pensamento Científico 

Dito isso, escolher uma instituição de ensino superior de qualidade é essencial para a garantia de uma boa formação. Por isso, se dedique na hora de escolher o local que vai levar você para o mundo do trabalho.

Especializações 

Passada a graduação, não dá para ficar parado, não é? Por isso, um passo importante que pode ser dado é a escolha de uma Especialização (pós-graduação lato sensu). 

Como o nome já diz, ela é responsável por especializar o estudante/profissional para a área na qual ele deseja trabalhar. Por exemplo, uma pessoa formada em Farmácia deseja trabalhar com Farmácia Oncológica e procura uma pós-graduação lato sensu nessa área para se formar. 

A Univille também oferece excelentes Especializações, ministradas por professores renomados e com a estrutura que somente ela oferece.

Cursos de Qualificação 

Além da Graduação e das Especializações, existem os cursos de qualificação. Eles também são chamados de cursos livres devido a poderem ser feitos independentes de formação superior. 

Seu objetivo principal é formar estudantes de forma rápida. Geralmente são cursos curtos, de algumas horas ou poucos dias. 

Muito se utiliza os cursos de qualificação para a formação em habilidades hard skills, como a utilização de ferramentas do office, por exemplo. 

Concluindo, você já pôde ver a importância de manter suas qualidades profissionais atualizadas e viu também que a graduação, as especializações e os cursos de qualificação são boas opções de formação. 

O que acha agora de conhecer mais a Univille e as estruturas que ela tem a oferecer? Para agendamento de uma visita guiada pela instituição, é só clicar aqui