Conciliar trabalho e estudo pode não ser fácil, mas não é impossível. Na rotina corrida, boas práticas podem ajudar a se manter saudável apesar das dificuldades. 

Se você é do time da dupla jornada e precisa trabalhar e estudar, alguns hábitos poderão ser úteis e, por isso, é preciso aprendê-los. 

Neste texto, vamos listar 5 dicas de como conciliar trabalho e estudo para ajudar você a se organizar e não enlouquecer com a correria do dia a dia. Precisa de uma ajudinha? Então leia o texto até o final!

Leia também: Foco nos estudos: 5 dicas de como ter concentração para estudar

Busque apoio 

Uma coisa é mais do que certa nesse processo: os seus contatos serão seus braços nessa jornada. Sabendo disso, cerque-se de pessoas que possam lhe ajudar e às quais você também possa ser útil. Assim a vida profissional e acadêmica será consideravelmente mais leve. 

No trabalho, a capacidade de se relacionar é importantíssima e vai te ajudar na dupla jornada de trabalho e estudo.  

Você pode e deve entrar em contato com seu gestor direto para informar sua situação. Fale que você está estudando e, no caso de fazer algum curso de graduação na área, informe que seus conhecimentos poderão agregar valor ao seu trabalho e consequentemente a seu setor. 

Além disso, a parceria entre colegas de trabalho pode ser uma ajuda grande nesse momento. Você sempre pode pedir auxílio quando tem bons companheiros. 

No colégio ou faculdade, segue a mesma lógica: converse com professores sobre o fato de conciliar trabalho e estudo e cerque-se de colegas de turma que lhe agreguem valor e com quem possa compartilhar tarefas.

Delegue funções 

Nunca se esqueça que, se o trabalho não exigir que você o faça exclusivamente, ele pode ser delegado a outra pessoa.  

Dessa maneira, caso esteja extremamente atarefado e perceba que pode não dar conta de um trabalho, confiá-lo a outra pessoa é uma alternativa viável e necessária. 

Aprenda a priorizar 

Na correria para conciliar trabalho e estudo, às vezes, você se encontrará com muitas tarefas importantes que precisam ser feitas. Nesse momento, será preciso se atentar ao que é mais urgente

Aprender a priorizar é uma dica muito válida para quem precisa trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Por isso, capriche em observar o que é mais importante e comece seus trabalhos por aí para evitar atrasar o que não pode ser deixado para trás.

Saiba dizer “não” 

Às vezes, apesar de querer muito ir numa festa no final de semana, você precisará passar esse tempo em casa para fazer um trabalho da faculdade que não conseguiu fazer durante a semana. 

Para dar conta de sua dupla jornada, vai ser preciso abdicar de muitas coisas. Para isso, você precisará aprender a dizer alguns “não’s”. Saiba dizer “não” e ganhará bastante tempo para resolver o que realmente importa no momento: sua carreira. 

Evite a procrastinação 

Uma coisa é fato: hora ou outra, a preguiça vai aparecer. Não se culpe, é normal, afinal você estará em uma rotina super cansativa que levará, pelo menos, dois terços do seu dia. Nesses momentos, você deverá descansar para voltar a ativa em breve. 

No entanto, nada de procrastinar, ok? Enrolar e não fazer o que deve ser feito não pode acontecer. Evitando a procrastinação, você ganha tempo de qualidade para fazer tanto seus deveres de trabalho e estudo quanto tempo para descanso e lazer. 

Na Univille, temos atendimento psicopedagógico disponível para todos os estudantes, além de apoio a empregabilidade e outros serviços que auxiliam sua jornada de estudos e trabalho. Conheça mais sobre a Central de Relacionamento com o Estudante aqui e vem para a Univille!