O Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como Enem, serve como meio de ingresso em universidades e faculdades de todo o Brasil. O processo nasceu em 1988 e, ano a ano, vem ganhando espaço, substituindo os famosos vestibulares em muitas instituições do país.

Com a popularização do processo, você já se perguntou como ingressar em uma universidade com a sua nota do Enem? Existem algumas formas possíveis de ingresso tanto em instituições privadas quanto em instituições públicas.

Quer descobrir como entrar na faculdade pelo Enem? Veja a seguir três formas de ingressar no curso do seu sonho utilizando seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio. Não se esqueça de ler o texto até o final, pois temos uma dica incrível que vai mudar sua vida agora!

Leia também: 7 dicas essenciais para mandar bem no Enem

O que é o Enem?

O Enem é uma prova surgida em 1988 com o intuito de avaliar o desempenho dos estudantes do Ensino Médio. Com os anos, o processo foi evoluindo e atualmente é utilizado como instrumento no ingresso em instituições de ensino superior (IES) brasileiras e também em algumas instituições de Portugal.

No entanto, somente podem utilizar o Enem como forma de ingressar em uma faculdade quem já concluiu o Ensino Médio ou quem vai concluir no ano em que realizou a prova (exemplo: Ana concluirá a terceira série em 2021 e realizará o Enem 2021, logo ela poderá se inscrever em uma IES).

O Exame Nacional do Ensino Médio é muito importante para a educação no Brasil. Ele garante que anualmente milhões de estudantes brasileiros ingressem na graduação tanto em universidades públicas quanto em universidades privadas com ou sem benefícios.

Como ingressar na faculdade com o Enem?

Entre ingressos em universidades privadas e universidades públicas, existem muitas formas de ingressar na faculdade com o Enem. Quer conhecer algumas delas? Confira abaixo:

Sisu

O SISU (Sistema de Seleção Unificada) é a primeira forma de ingresso que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) disponibiliza anualmente.

Por meio dele, é possível ingressar em faculdades públicas com o Enem do ano anterior ao processo, podendo concorrer desde que não tenha zerado a redação e que conclua o Ensino Médio até a data de matrícula na faculdade de interesse.

Para avaliar, o sistema utiliza as notas de resultado na prova. Algumas IES utilizam uma média aritmética simples enquanto outras usam média aritmética ponderada na avaliação.

Prouni

Com sistema de avaliação semelhante ao SISU, o Prouni (Programa Universidade Para Todos) é um programa de apoio estudantil que possibilita a estudantes de baixa renda estudarem em instituições privadas com bolsas parciais ou integrais que valem para todo o curso.

Conforme o site do Governo Federal, podem participar do Prouni:

• Professor da rede pública de ensino que atenda às seguintes condições:
    • Dê aula na educação básica;
    • Faça parte do quadro de pessoal definitivo da instituição pública em que atua.

OBS: Estes solicitantes podem concorrer exclusivamente a bolsas nos cursos de licenciatura.

• Estudante com necessidades especiais que atenda às seguintes condições:
    • Tenha cursado todo o Ensino Médio em escola da rede pública de ensino;
    • Tenha participado da edição do Enem imediatamente anterior ao processo seletivo de que está participando, com média igual ou superior a 450 pontos e nota maior que zero na redação;
    • Seja de família com renda de até 3 salários mínimos mensais por pessoa;
    • Não tenha diploma de curso superior;
    • Seja portador de necessidades especiais graves.

• Estudante da rede pública que atenda às seguintes condições:
    • Tenha cursado todo o Ensino Médio em escola da rede pública de ensino;
    • Seja de família com renda de até 3 salários mínimos mensais por pessoa;
    • Não tenha diploma de curso superior.

• Estudante da rede privada que atenda às seguintes condições:
    • Tenha cursado todo o Ensino Médio em escola da rede privada como bolsista integral, ou parte como bolsista integral na rede privada e parte na rede pública;
    • Seja de família com renda de até 3 salários mínimos mensais por pessoa;
    • Não tenha diploma de curso superior.

Para concorrer a bolsas parciais de 50%, é preciso ter média aritmética igual ou superior a 450 pontos e renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa. Enquanto isso, para concorrer a bolsas integrais, além da nota, a renda precisa ser de até 1,5 salário per capta.

Fies

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil do Ministério da Educação) é o programa de crédito universitário do Governo Federal. Com ele, é possível realizar seus estudos no Ensino Superior e só começar a pagar após a conclusão. Tudo isso com taxa de juros zero.

Para concorrer, é preciso ter feito o Enem do ano anterior ao processo e ter conseguido nota superior a 450 pontos nas questões objetivas e de 400 pontos na redação. Além disso, a renda familiar mensal precisa ser de até 3 salários mínimos por pessoa e, no caso de renda de até 1,5 salário, não há necessidade de fiador.

Bolsa Mérito Univille

Esse programa de apoio estudantil é exclusivo da Universidade Univille e é uma grande oportunidade para você que quer ingressar na graduação e precisa de um incentivo para começar.

Se você tem resultados do Enem parados e achava que eles não serviriam mais para nada, você se enganou. Na Univille, com a média de um dos últimos 5 anos do Enem (2020, 2019, 2018, 2017, 2016), você pode ingressar na faculdade dos seus sonhos com uma bela bolsa de estudos.

Com média no Enem a partir de 450 pontos, você consegue benefício que lhe garante bolsa de um ano - 85% na primeira mensalidade (matrícula) e 25% nas mensalidades subsequentes.

Excelente forma de entrar na faculdade pelo Enem, não é? Para realizar sua pré-inscrição, basta clicar aqui.