A Mostra de Atividades Pedagógicas (MAP) do Colégio Univille Joinville reuniu os estudantes, familiares e toda a comunidade acadêmica para um dia de muito conhecimento. As turmas do ensino infantil ao ensino médio apresentaram seus trabalhos desenvolvidos nas disciplinas com a temática da ODS 14 – Vida na água – Conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável

Cada estande foi desenvolvido pelas turmas, com apoio dos professores. Ao receber os visitantes, cada uma apresentava a temática e como ela foi desenvolvida em sala de aula ou em atividades externas. “Este ano, o tema da reciclagem, reutilização, e do consumo responsável reforça o compromisso socioambiental da Univille, trabalhando a educação em uma perspectiva de reflexão das ações e suas consequências”, destacou o vice-reitor Alexandre Cidral.

O Colégio Univille São Francisco do Sul também apresentou a Mostra de Atividade Pedagógica durante a Semana da Comunidade. Os alunos foram inspirados pela literatura, física, química e exposição de assuntos importantes como o bullying e xenofobia.  “É um momento privilegiado para que as famílias consigam ver, participar e vivenciar o que os nossos alunos fazem todos os dias. A educação é feita de pessoas que juntas constroem um conhecimento novo, que refletem o mundo e o planeta”, fala a pró-reitora de ensino Sirlei de Souza.

O MEIO AMBIENTE EM DESTAQUE

Logo na entrada do Ginásio Univille, as turmas apresentaram a importância da conservação e proteção dos manguezais. Utilizando materiais recicláveis, os alunos representaram os animais e vegetação contida em um dos ecossistemas mais importantes da natureza. Eles conheceram os manguezais em uma visita de estudos ao Centro de Estudos e Pesquisas Ambientais da Vila da Glória. “O aluno se empolga, mostra o que aprende e se aprofunda mais no assunto. Nosso aluno aprende fazendo”, destaca a diretora do Colégio Univille Joinville Margaret Schmöckel de Ramos.

A temática ambiental foi importante para que os alunos interagissem e conscientizassem os visitantes sobre a separação e descarte do lixo eletrônico, da separação do lixo doméstico e, o mais fundamental, a consciência para a diminuição de rios e oceanos.  “Nos surpreendeu pela temática e utilização dos materiais recicláveis e da inovação dentro dos seus projetos. Ficopu evidente a criatividade e o desenvolvimento das propostas e sempre com foco no meio ambiente, apresentado pelo olhar do aluno”, elogiou a pró-reitora de pesquisa e pós-Graduação Therezinha Maria Novais de Oliveira.