Mais 40 estudantes de Medicina da Univille deverão atuar como voluntários no Centro de Triagem do Coronavírus de Joinville, que já conta com 63 acadêmicos desde que começou a funcionar, no dia 1º de abril. “Estamos nos preparando para uma nova dimensão do atendimento à população. A demanda deve ampliar nas próximas semanas com o aumento esperado do número de casos do Covid-19 na cidade”, explicou o professor do curso e coordenador do Centro de Triagem, o infectologista Luiz Henrique Mello, durante encontro virtual ontem com estudantes de várias áreas da saúde de Joinville.

O número de casos da doença na cidade vinha dobrando em 20 dias e passou a dobrar em 10 dias. A flexibilização das medidas restritivas em todo o Estado coincide com o avanço da doença, atribuído pelo governo do Estado ao aumento do número de testes. “Tudo indica que devemos estar em um período exponencial da curva de casos da doença, antes mais lento e com crescimento praticamente linear. O cenário é extremamente preocupante”, enfatizou o professor e pesquisador da Univille, André Lourenço Nogueira, em recente divulgação de estudo estatístico sobre a subnotificação do Covid-19 em Santa Catarina.

A
o todo, conforme dados divulgados ontem, Joinville notificou 1.144 exames, sendo 859 descartados, 48 aguardando resultado e 237 casos confirmados para coronavírus. Dos casos confirmados, 84 pessoas já se recuperaram, 25 estão internadas, sendo nove em UTI e 16 em enfermaria, e 122 estão em isolamento domiciliar. A cidade registrou seis mortes por conta do vírus.

O Centro de Triagem, que atende 45 pessoas em média por dia, se prepara também para realizar testes rápidos, segundo o infectologista, e participar do esforço da Secretaria Municipal de Saúde para efetuar 60 mil exames, destinados ao inquérito soroepidemiológico para pesquisas de infecção por coronavírus. “Esperamos testar uma grande quantidade da população e antecipar o que vai acontecer mais à frente para estabelecer novas estratégias”, afirmou o professor.