Com as aulas presenciais suspensas desde meados de março, acadêmicos de Medicina da Univille resolveram adotar uma prática humanitária muito valorizada, o trabalho voluntário na área da saúde. Uma experiência considerada relevante em termos de formação pelo coordenador do curso, professor Tiago Veras. Na próxima semana, completa dois meses a atuação dos cerca de 160 estudantes do 5º ano em ações da Prefeitura de Joinville e Secretaria da Saúde para enfrentamento da pandemia do Covid-19, o WEB-Saúde Joinville e o Centro de Triagem do Coronavírus.

Para os estudantes, é uma oportunidade desafiadora. “Está sendo muito diferente. Durante o curso, ainda não tinha tido contato com essa nova modalidade, a telemedicina (uso de modernas tecnologias para atendimento de pacientes a distância e trocas com outros profissionais de saúde). É uma forma de atendimento muito recente e está sendo muito importante no momento de pandemia que passamos”, conta o acadêmico de Medicina Guilherme José Novo, que está atuando no WEB-Saúde Joinville, serviço criado para tirar dúvidas da população sobre o Covid-19 por meio de mensagens pelo aplicativo WhatsApp.

“Dessa forma, a população tem mais um canal de contato com a Secretaria de Saúde e com o próprio SUS sem sair de casa, reduzindo o risco de transmissão do novo coronavírus e mantendo o distanciamento social”, enfatiza o acadêmico. São feitos em média 190 atendimentos por dia, segundo o gerente de auditoria, controle e avaliação em Saúde da Secretaria da Saúde, Rodrigo Andrioli.

A Univille já tem um projeto de implantação da telemedicina, planejado para ser desenvolvido em Joinville em parceria com a Secretaria de Saúde. O objetivo é permitir o atendimento de pacientes do SUS a distância em especialidades e a qualificar acadêmicos do curso de Medicina. Confira mais.