O Centro Triagem do Coronavírus de Joinville recebeu hoje (dia 11) mil aventais doados pela Univille, um dos principais Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) destinados à segurança no atendimento à população que procura o local. O material foi entregue ao coordenador da Unidade, o professor da Universidade e infectologista Luiz Henrique Mello, pela pró-reitora de Ensino, Patrícia Magri. Ao todo, 63 acadêmicos do curso de Medicina da Univille, todos voluntários, integram a equipe de atendimento do Centro de Triagem, que foi montado pela Secretaria da Saúde na Associação Atlética Tupy, no bairro Boa Vista, e começou a funcionar no dia 1º de abril. Em média 45 pessoas passam pelo local diariamente. Os estudantes, depois de treinados pela Vigilância Epidemiológica, também participam da coleta de material para testes em pacientes com suspeita de Covid-19, que está sendo feita desde o final do mês passado.

“Foi um momento especial em que pude ouvir do professor Luiz Henrique Melo sobre a relevância das ações desenvolvidas no Centro de Triagem e os inúmeros outros benefícios que esta ação está oportunizando, seja a atuação em equipe, seja o reconhecimento da importância de um trabalho voluntário ou o compromisso da comunidade nas ações de isolamento social. Além disso, os estudantes que participam estão vivenciando uma oportunidade única na sua formação. A forma de interação nessa experiência fortalece os princípios norteadores da nossa universidade comunitária, que produz ciência e dá suporte às ações e atividades profissionais”, avaliou a pró-reitora.

Mais 40 estudantes de Medicina da Univille deverão fazer parte do grupo de voluntários no Centro de Triagem para ampliação do atendimento à população, segundo informação do professor Luiz Henrique Mello durante encontro virtual realizado na semana passada com estudantes de várias áreas da saúde de Joinville.