A exposição alusiva aos dez anos do projeto de extensão Desol, que estreou no final do ano passado e que seria itinerante neste ano, por conta da pandemia ganhou formato digital em 2020. O lançamento será nesta segunda-feira, dia 21, na edição do Museu de Arte de Joinville (MAJ) da 14ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério do Turismo. A exposição será apresentada nas redes sociais Facebook e Instagram (@projetodesol) e vai até 21 de outubro.

Desol e MAJ trabalharam como parceiros no tema da exposição Histórias de Identidade & Pertencimento, que apresenta produtos identificados com a cultura local inspirados em Ottokar Doerffel, fundador há 158 anos do histórico Kolonie-Zeitung (Jornal da Colônia), o segundo jornal em alemão da região Sul do Brasil, publicado na Colônia Dona Francisca, hoje Joinville.

“Em busca de um artesanato com identidade cultural, o projeto Desol e seus assessorados imergiram na história de Joinville e de Ottokar Doerffel, para a criação de um produto que identificasse a cultura local. O pertencimento, a cidade e a história do primeiro prefeito foram primordiais para a construção destes artefatos artesanais aliados a questões do design. Houve a união do estudo dessa personalidade e a formação da cidade”, explica a coordenadora do projeto de extensão Desol, professora Irma Haensch Pereira, do curso de Design da Univille. 

O projeto de extensão Desol: Design Social/Solidário na Gestão de Empreendimentos em Artesania, vinculado ao curso de Design, completou dez anos em 2020 e consiste em dar consultoria e capacitar artesões e artistas da Região com o objetivo proporcionar diferenciais às iniciativas empreendedoras, em uma qualificação oferecida de forma gratuita.