Todas as atividades de ensino e pesquisas científicas, desenvolvidas no território nacional (Brasil), deverão obedecer aos critérios estabelecidos na LEI nº. 11.794 de 8 de outubro de 2008, que regulamenta os procedimentos para o uso científico de animais.

Foi elaborado um GUIA para auxiliar no desenvolvimento da apresentação de projetos de pesquisa com atividades envolvendo animais de experimentação nos laboratórios da UNIVILLE (Clique aqui).

1 - OFÍCIO DE ENCAMINHAMENTO (Clique aqui)

2 - FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PROPOSTA (Clique aqui)

2.1. Sempre que houver mais de uma instituição envolvida no desenvolvimento de alguma etapa da pesquisa, a instituição proponente deverá estar no Formulário de Apresentação de Proposta e as outras (instituições co-participantes) deverão encaminhar uma Declaração de Responsabilidade, assinada pelo representante legal da instituição co-participante.

 

3 - FORMULÁRIO UNIFICADO PARA AUTORIZAÇÃO DE PESQUISA (Clique aqui)

Segundo a Resolução Normativa nº 27, de 23/10/15 do CONCEA, o pesquisador que desejar utilizar animais para ensino ou pesquisa, deverá preencher o Formulário Unificado para Solicitação de Autorização para Uso de Animais em Ensino e/ou Pesquisa. Para o CEUA/UNIVILLE, este documento é de preenchimento obrigatório (verificar lista de documentos no item 5, checklist).


4 - PROJETO DE PESQUISA
O projeto de pesquisa deverá conter: Capa, Justificativa, Objetivos (geral e específicos), Revisão de Literatura, Materiais e Métodos, Local da Pesquisa, Resultados Esperados, Orçamento Financeiro Detalhado, Cronograma (indicando o início do projeto a partir da aprovação), Referências e Currículo de todos os participantes ou indicação de link na Plataforma Lattes do CNPq.

5 – CHECK-LIST DE DOCUMENTOS PARA PROTOCOLO DE PROJETOS NO CEUA (Clique aqui)

 

Cronograma 2018 para protocolo de projetos de pesquisa no CEUA

Relatório final de atividades CEUA-Univille