Internacionalização
A política de internacionalização no PPGDesign (Programa) representa um elemento estratégico que, embora não seja o foco principal de um programa profissional com forte atuação regional, tem se mostrado uma dimensão relevante para o enriquecimento das práticas acadêmicas e para a consolidação de uma visão global aplicada às demandas locais.
As ações de internacionalização do Programa têm se concretizado em diversas frentes, com destaque para a participação em redes de pesquisa internacionais, publicações em periódicos de circulação global e colaborações em projetos com organizações e pesquisadores estrangeiros, entre outras. Essas iniciativas demonstram o compromisso do Programa em estabelecer diálogos amplos, possibilitando intercâmbios de conhecimentos, metodologias e experiências que fortalecem a formação técnico-científica dos discentes e a qualidade das pesquisas desenvolvidas.
A presença do corpo docente permanente no desenvolvimento de projetos em parceria com instituições internacionais revela a capacidade do programa em articular sua expertise com demandas globais, sem perder de vista sua vocação para atender às necessidades da sociedade e das organizações regionais.
Dessa forma, destacam-se atividades ligadas à internacionalização desenvolvidas no Programa.
A Profa. Adriane Shibata Santos atua no projeto de pesquisa internacional LENSin (Learning Network on Sustainability International) apoiado pela UE (ERASMUS+) que envolve 36 universidades da Europa, Ásia, África, América do Sul e América Central. A rede tem como objetivo promover uma nova geração de designers (e educadores de design) capazes de contribuir efetivamente para a transição para uma sociedade sustentável para todos.
O Prof. Antônio Vinícius Soares, credenciado em 2024, atuou como Professor Visitante e Pesquisador de Pós-doutorado de janeiro a dezembro de 2024 no Laboratoire de Recherches Integratives en Neurosciences et Psychologie Cognitive (INSERM) na Université de Franche-Comté, Besançon, França.
O Prof. Carlos F. U. Rojas, credenciado em 2024, esteve em seu Estágio Sanduíche na University of North Carolina at Chapel Hill (EUA) durante o doutorado (2018-2022), com bolsa Capes PDSE. Embora essa atividade tenha ocorrido fora do período de credenciamento no corpo docente do Programa, ocorreram desdobramentos e Projetos e Parcerias com Organizações Internacionais que impactam sua atuação atualmente. Em 2021 iniciaram colaborações com Organização Pan-americana de Saúde (OPAS/OMS), incluindo: Desenvolvimento de mockups para estudos em países da América Latina e Caribe (Jamaica, El Salvador, Costa Rica, Panamá, Bolívia); Criação de propostas de rotulagem nutricional para Equador, Paraguai e República Dominicana; Design instrucional para cursos do campus virtual da OPAS/OMS; Design e implementação do "Research Support" para curso virtual da OPAS; Assessoria técnicas para Agência Nacional de Vigilância Sanitária no desenvolvimento de proposta de sistema de informação nutricional para o MERCOSUL. O professor também é Membro da Comunidade de Prática América Latina e Caribe Nutrição e Saúde (COLANSA) e em 2024 foi Palestrante no webinário Colansa "Etiquetado Frontal: Enfrentando a la interferencia de la industria en América Latina y el Caribe".
A Profa. Elenir C. Morgenstern, por meio do projeto “Design de moda barroco brasileiro/catarinense e barroco português: produção de conteúdo virtual didático/instrucional” (com apoio da Fapesc 2021-2023) desenvolveu estudo conectado ao Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP/Portugal), vinculado à Universidade de Coimbra. Na ocasião mapeou os principais cruzamentos materiais e conceituais entre o barroco brasileiro/catarinense e barroco português, focalizando o design de moda, com vistas à produção de conteúdo virtual didático/instrucional, que apoie práticas de ensino, pesquisa e extensão universitária.
O Prof. João E. C. Sobral atua desde 2011 como membro do corpo técnico-científico do Grupo Assessor Especial da Diretoria de Relações Internacionais (DRI-Capes) e atualmente é coordenador de Área AUD-Capes.
A Profa. Marli T. Everling, em parceria com o CollabSoul (organização que desenvolve e implementa soluções personalizadas visando a evolução organizacional e humana e oferece serviços de consultoria, desenvolvimento de liderança, mentoria, team building, entre outros), contribuiu com iniciativas relacionadas ao design, regeneração, sustentabilidade e relações de uso contribuindo com organizações internacionais como ProSocial World - Latin America.
A Profa. Noeli Sellin participa como colaboradora no projeto “Desenvolvimento e Caracterização de Cerâmicas Celulares Produzidas por meio de Impressão 3D” - Chamada CNPq/MCTI/FNDCT N 18/2021 - Faixa B - Grupos Consolidados, junto com docentes da UFSC, de outras instituições nacionais e internacionais (Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia, Itália).
Na mobilidade acadêmica por meio do recebimento da discente estrangeira Valentina Vinci, da Universidad de Córdoba da Argentina, que recebeu bolsa de doutorado sanduíche pelo Programa Move La America (Capes, 2024).
Na participação de discentes em missão de curta duração em outros países, a discente Luana Graf, orientada pela Profa. Elenir C. Morgenstern, realizou um estágio de mobilidade acadêmica durante o mestrado na Universidade do Porto/Portugal desenvolvendo parte do projeto ”Business Model for Conscious Fashion Brand Sustin”.
Na participação de revisor de periódicos internacionais.
Prof. Antônio Vinícius: a) Journal of Geriatric Medicine and Gerontology. b) Journal on Interactive Systems.
Prof. Danilo Correa Silva: a) Ergonomics (Taylor and Francis); b) Scientific Reports (Springer nature).
Prof. João Sobral: a) Dat Journal.
Prof. Luiz M. Romão: a) Revista Facultad de Ingeniería Universidad de Antioquia.
Profa. Marli Everling: a) Human Factors in Design.
Profa. Noeli Sellin: a) AIMS Energy; b) Journal of Sustainable Development of Energy, Water and Environment Systems; c) Journal of Polymers and the Environment; d) Bioenergy Research; e) Engineering Science and Technology, an International Journal; f) Waste Management (Elmsford); g) Journal of Bioscience and Biotechnology Discovery; h) Environmental Techonology; i) Fuel (Guildford); j) Energy Conversion and Management; k) Journal of Applied Polymer Science; l) Bioscience Journal.
Na participação em Comissões Técnico-Científicas Internacionais, a Profa. Adriane Shibata Santos participou como membro do Comitê Científico da Service Design and Innovation Conference, 2023. O Prof. Luiz Romão atuou como membro da Comissão Técnico-Científica - 18th DCAI'21 - Salamanca, Espanha; membro da Comissão Técnico-Científica - 25th WMSCI - KCST - Orlando, Flórida, EUA; membro da Comissão Técnico-Científica - 19th DCAI'22 - L'Aquila, Itália. A Profa. Noeli atuou no Scientific Advisory Board of 18th - SDEWES Conference, Dubrovnik, Croácia, 2023.
Na realização de estágio pós-doutoral no exterior por docentes do programa:
O Prof. Antonio Vinicius realizou sua pesquisa de pós-doutoramento na Université de Franche-Comté, UFC, França (2024) sob supervisão do professor Yoshimasa Sagawa. Participou de projetos de pesquisas nas áreas de neurorreabilitação e envelhecimento humano.
A Profa. Elenir Morgenstern: realizou sua pesquisa de pós-doutoramento na Universidade de Coimbra, Portugal (2021) sob supervisão da professora Dra. Maria José Goulao. Desenvolveu o projeto “Design de moda barroco brasileiro/catarinense e barroco português: produção de conteúdo virtual didático/instrucional”.