Projetos de Pesquisa Guarda-Chuva

Visam estruturar a produção e disseminação do conhecimento técnico-científico por meio da integração de atividades de pesquisa, ensino, extensão, inserção social, orientação, entre outras. Devem afetar os desdobramentos dos projetos finais dos alunos, bem como, se constituem em orientadores  das atividades conduzidas em parceria com o setor produtivo, público e social visando contribuir para a transferência de tecnologia. Os projetos são:

 

(1) IRIS 2 - A Imagem e as Ferramentas de Concepção e Desenvolvimento de Artefatos no Campo do Design, coordenado pelo Professor João Eduardo Chagas Sobral, objetiva desenvolver  pesquisas relacionadas à imagem, como sistema simbólico, e os processos de concepção e desenvolvimento de artefatos no campo do design; visa, ainda, potencializar pesquisas teóricas e práticas sobre a cultura material e fabril, articular atividades junto com parceiros de pesquisa, e, avançar com a interdisciplinaridade entre a graduação, pós-graduação e setor produtivo. É uma continuidade do Projeto Íris 1A imagem fotográfica e as ferramentas de concepção e desenvolvimento de projetos de artefatos tridimensionais” que visava estudar as relações entre a imagem fotográfica e os processos de concepção e desenvolvimento de objetos tridimensionais.

 

(2) RE-CRIAR - As Dimensões Criativas do Design para a Sustentabilidade, coordenado pela Professora Anna Luiza Moraes de Sá Cavalcanti: pretende investigar a influência do design no campo da sustentabilidade, e se propõe a fomentar e estudar os aspectos relevantes para o desenvolvimento de produtos e serviços sustentáveis em toda a cadeia de valor. As reflexões geradas pelas pesquisas teórico/­práticas visam aplicações diretas em projetos de produtos e serviços que venham a ser convertidos para a sociedade por meio de parcerias com o setor produtivo, a academia e a comunidade. É uma continuidade do projeto RE-USE “Investigação sobre o reuso dos resíduos industriais na região de Joinville: um olhar do design a partir da abordagem do upcycling” que visava  investigar o descarte de resíduos industriais sólidos passíveis de reuso na região de Joinville, procurando compreender como essa prática vem sendo realizada em algumas empresas.

(3) SIMBOL 2 - O Design e suas Fronteiras na Instituição Social da Cultura Simbólica, coordenado pela Professora Elenir Carmen Morgenstern,  visa o desenvolvimento de  pesquisas em design, fundadas na antropologia cultural contemplando ‘o design e suas fronteiras na instituição social da cultura simbólica’. Tratam-se de pesquisas teórico-práticas que analisam o design estudando-o não apenas fisicamente, mas como prática social em meio ao campo, considerando limites e hibridismos com outros campos. É uma continuidade do projeto SIMBOL “O design e a instituição social da cultura material e simbólica” que objetivava analisar práticas de campo do design pelo viés da antropologia cultural, estudando-as não fisicamente (técnica ou esteticamente), mas como prática social que sopese o universo simbólico de seu contexto histórico.

(4) ETHOS - Design e Relações de Uso, coordenado pela Professora Marli Teresinha Everling, visa o desenvolvimento de atividades  orientadas para o design (cultura da participação, novo design, protagonismo, sustentabilidade) e relações de uso (usabilidade, experiência de uso, comportamento do usuário, empatia; uso prescrito e uso real, entre outros). É uma continuidade do Projeto URBE “O estudo das relações de uso e do contexto urbano como suporte ao design prospectivo de produtos e serviços na cidade de Joinville” que visava investigação o comportamento do usuário e suas atividades no cenário urbano como recurso para produção de informações de suporte ao design prospectivo de produtos e serviços.

(5) DESUS - Estudos e Ações Orientados para o Design, Sustentabilidade e Inovação Social, coordenado pela Professora Adriane Shibata Santos visa promover ações de ensino, pesquisa e extensão em design, considerando a sustentabilidade, suas dimensões e a inovação social. As áreas de abrangência contemplam, prioritariamente, design e contexto urbano, sistemas produto-serviço, materiais e inovação em design. É uma continuidade do Projeto D4SMOB  “Contribuições do design para o desenvolvimento sustentável de cidades: um estudo de caso em Joinville”. A investigação abordava o conceito de cidades inteligentes e sustentáveis, considerando inicialmente o contexto urbano de Joinville, e analisa as relações do design com sua realidade social.

(6) DSERV - Design de Serviços e Relações com Clientes, coordenado pelo Professor Victor Rafael Laurenciano Aguiar objetiva pesquisar a área de Design de Serviços, e compreender a relação das organizações com seus clientes. A proposta é continuidade do projeto “Design como ferramenta de inovação estratégica em indústrias de transformação de Joinville” que visava levantamento ou survey, perante uma amostra de empresas, compreender a concepção do que é Design, assim como conhecer o entendimento do que é inovação e, por fim, pesquisar as ações de inovação estratégica.

 

(7) IN-SOCI@L -  Tecnologia para Inovação e Negócios de Impacto Social, coordenado pelo Professor Luiz Melo Romão, o projeto se propõe a discutir o papel do design no processo de transformação da sociedade e no fortalecimento do empreendedorismo social. Tem como objetivo pesquisar e elaborar ferramentas inovadoras e práticas para estimular e apoiar a criação e desenvolvimento de soluções para problemas sociais, incentivar a criação de novos negócios através de produtos, processos ou serviços sustentáveis e criativos que gerem impacto social e ambiental e criar formas de medir o impacto social gerado a partir da evolução das propostas geradas com os acadêmicos do programa.  

 

(8) GBRAND - Pesquisa de Gestão de Marcas e Design de Produtos, coordenado pelo Professor Elcio Ribeiro da Silva. Visa: (1) Distinguir os princípios do Design contemporâneo considerando aspectos de interação e comportamentos de consumo com novos estímulos, fruto da evolução urbana e tecnológica; (2) Identificar as aplicações do design contemporâneo na construção de marcas em conformidade ao design em contextos urbanos, mercadológicos e comportamentais. Compreender a transformação e influência da cultura material, seus valores e suas questões simbólicas e estéticas; (3) Mensurar possíveis impactos da comunicação de marcas no mercado e na sociedade - quanto às ações e repercussões do design nas práticas de produção, gestão e comportamentos para a conscientização de valores mais sustentáveis no consumo.

 

(9) PRISMA - Design e Materiais: Novas Perspectivas para a Produção Tecnológica e a Sustentabilidade, coordenado pelo Professor Danilo Corrêa Silva. O objetivo geral desse projeto é promover investigações e desenvolvimentos, de caráter tecnológico e acadêmico, relativos a novos materiais e suas aplicações no design de produtos. Nesse sentido, pretende fomentar o desenvolvimento e aplicação de novos materiais advindos de processos de inovação tecnológica, bem como atender às demandas locais relativas ao aproveitamento de resíduos da produção agroindustrial de Joinville e região. As principais repercussões desse projeto são a articulação de conhecimentos e atividades entre o meio acadêmico, produtivo e a comunidade em geral; e a apropriação social de produtos com características inovadoras e sustentáveis.