Os projetos vinculados à LPATC 1 são:

DESUS - Estudos e Ações Orientados para o Design, Sustentabilidade e Inovação Social, coordenado pela Profa. Adriane Shibata Santos. Esse projeto promove ações de ensino, pesquisa e extensão em design, considerando a sustentabilidade, suas dimensões e a inovação social. As áreas de abrangência contemplam, prioritariamente, design e contexto urbano, sistemas produto-serviço, materiais e inovação em design. Conecta-se à AC e à LPATC ao dedicar estudos e ações que visam integrar o design e a sustentabilidade, buscando soluções para o desenvolvimento sustentável das cidades e a promoção de sistemas produto-serviço que minimizem o impacto ambiental e social.

SARCOFF - Abordagem interdisciplinar na investigação clínica, prevenção e modalidades de tratamento, coordenado pelo Prof. Antônio Vinícius Soares. Esse projeto investiga e propõe modalidades de prevenção e tratamento interdisciplinares da sarcopenia, uma patologia que acomete a musculatura. Além de exigir a interação de equipes da área da saúde, a sarcopenia também possibilita o envolvimento de profissionais ligados ao Design e à sustentabilidade, tendo em vista que, na fisiopatologia da doença, existem fatores ambientais que contribuem significativamente para o aparecimento e/ou agravamento do quadro. O Design tem muito a contribuir, especialmente em termos de neurorreabilitação, reabilitação geriátrica, jogos sérios e Tecnologia Assistiva (TA). A conexão com a AC e LPATC se estabelece na promoção da saúde e do bem-estar da população, por meio de soluções de Design que considerem os aspectos sociais, ambientais e econômicos da sustentabilidade.

SIMBOL - O Design e suas fronteiras na instituição social da cultura simbólica, coordenado pela Profa. Elenir Carmen Morgenstern. Esse projeto desenvolve pesquisas em design, fundadas na antropologia cultural contemplando “o design e suas fronteiras na instituição social da cultura simbólica”. Trata-se de pesquisas teórico-práticas que analisam o Design como prática social, considerando limites e hibridismos com outros campos. Produz regularmente conteúdos e projetos de extensão voltados à orientação profissional compartilhados por meio do "Portal Arte e Design". A conexão com a AC e LPATC reside na investigação das relações entre design, cultura e sociedade, buscando alternativas sociais, ambientais, econômicas e tecnológicas que promovam a sustentabilidade.

IN-SOCI@L II - Empreendedorismo e Inovação Social, coordenado pelo Prof. Luiz Melo Romão. Tem por objetivo promover ações de ensino, pesquisa e extensão ligados ao empreendedorismo e inovação social como forma de criar, desenvolver e implementar soluções orientadas a resolver problemas sociais e ambientais. A articulação com a AC e LPATC ocorre a partir da reflexão sobre o papel do designer como protagonista nas questões ligadas à responsabilidade socioambiental e na sua capacidade de provocar mudanças por meio da inovação social. Neste sentido, o projeto investiga questões direcionadas ao estudo da relação usuário-objeto, sociedade e meio ambiente, buscando novas possibilidades para o desenvolvimento de produtos e serviços que possam impactar todas as pessoas.

ETHOS - Design e Relações de Uso, coordenado pela Profa. Marli Teresinha Everling. Esse projeto desenvolve atividades orientadas para o Design (cultura da participação, novo design, protagonismo, sustentabilidade) e relações de uso (usabilidade, experiência do usuário, comportamento do usuário, empatia, uso prescrito e uso real etc.). O projeto articula o conhecimento teórico produzido a desafios sociais, educacionais, públicos, industriais e do setor de serviços. A conexão com a AC e LPATC se manifesta na investigação das relações de uso no contexto da crise ecológica, buscando soluções de Design que promovam a sustentabilidade ambiental, social e econômica contribuindo com a transição social.

Os projetos vinculados à LPATC 2 são:

RE-CRIAR - As Dimensões criativas do design para a sustentabilidade, coordenado pela Profa. Anna Luiza Moraes de Sá Cavalcanti. Esse projeto fomenta e estuda os aspectos relevantes para o desenvolvimento de produtos e serviços sustentáveis. As reflexões geradas pelas pesquisas teórico-práticas visam aplicações diretas em projetos que venham a ser apropriados pela sociedade por meio de parcerias entre o setor produtivo, a academia e a comunidade. Em articulação com a AC e LPATC, o projeto se alinha com os princípios do design para a sustentabilidade, que visam reduzir o impacto ambiental dos produtos e serviços, promover a justiça social e o bem-estar humano, por meio de parcerias para solucionar os desafios socioeconômicos e ambientais na prática profissional.

D.PROSAÚDE – Design da informação para mudança de comportamento e promoção da saúde, coordenado pelo Prof. Carlos Felipe Urquizar Rojas. Projeto aborda problemas de saúde pública a partir de fatores de risco, como obesidade, inatividade física, má alimentação e poluição ambiental. Visa promover pesquisas e aplicações de Design da Informação (DI) para tornar as informações de saúde mais compreensíveis e motivar mudanças de comportamento em direção a escolhas de vida saudáveis e sustentáveis. Promove colaboração multidisciplinar com profissionais de nutrição, farmácia e saúde pública. A articulação com a AC e LPATC inclui desenvolver abordagens acessíveis para a comunidade e produzir evidências para políticas públicas de saúde.

PRISMA - Design e Materiais: Novas Perspectivas para a Produção Tecnológica e a Sustentabilidade, coordenado pelo Prof. Danilo Corrêa Silva. Esse projeto promove investigações e desenvolvimentos, de caráter tecnológico e acadêmico, relativos a novos materiais e suas aplicações no Design de Produtos. Nesse sentido, fomenta o desenvolvimento e aplicação de novos materiais advindos de processos de inovação tecnológica, bem como atende às demandas locais relativas ao aproveitamento de resíduos da produção agroindustrial de Joinville e região. A conexão com a AC e LPATC se dá pela articulação de atividades de Design inovadoras e mais sustentáveis, capazes de minimizar resíduos, otimizar processos e agregar valor a artefatos produzidos por diversos setores da sociedade.

GBRAND - Pesquisa de gestão de marcas e design de produtos, coordenado pelo Prof. Elcio Ribeiro da Silva. Esse projeto visa distinguir os princípios do Design contemporâneo considerando aspectos de interação e comportamentos de consumo com novos estímulos, fruto da evolução urbana e tecnológica. Também identifica as aplicações do Design contemporâneo na construção de marcas, em conformidade com contextos urbanos, mercadológicos e comportamentais. O Projeto se alinha à AC e à LPATC ao mensurar impactos da comunicação de marca no mercado e na sociedade, quanto às ações e repercussões do Design nas práticas de produção, gestão e comportamentos para a conscientização de valores mais sustentáveis no consumo. Sua atuação também prioriza pequenos negócios, de baixo impacto, promovendo a escalabilidade e fortalecendo um relacionamento responsável entre as marcas e a sociedade, com foco na sustentabilidade e na inovação.

IRIS 2 - A imagem e as ferramentas de concepção e desenvolvimento de artefatos no campo do design, coordenado pelo Prof. João Eduardo Chagas Sobral. Esse projeto desenvolve pesquisas relacionadas à imagem, como os processos de concepção e desenvolvimento de artefatos no campo do design. Também potencializa pesquisas teóricas e práticas sobre a cultura material e fabril, articulando atividades junto a parceiros de pesquisa. Promove a interdisciplinaridade e articulações entre a graduação, pós-graduação e setor produtivo. A conexão com a AC e LPATC se manifesta na busca por soluções de Design inovadoras e sustentáveis, que partam de uma ampla reflexão sobre a sua concepção, e promovam parcerias com outros setores da sociedade.

VALORIZA - Valorização e minimização de resíduos visando à sustentabilidade ambiental, econômica e social, coordenado pela Profa. Noeli Sellin. Esse projeto propõe agregar valor a resíduos oriundos de diferentes processos e sistemas a partir de estratégias e tecnologias que promovam a reutilização, reparo, remanufatura e reciclagem. Além disso, desenvolve e aprimora sistemas, produtos, processos e serviços com base na economia circular, visando à sustentabilidade ambiental, econômica e social. A conexão com a AC e LPATC se dá pela busca de soluções estratégicas e inovadoras para redução dos impactos ambientais gerados por bens de consumo, serviços, sistemas e processos, ao longo de todo o ciclo de vida dos artefatos.