Histórico do Curso

 

O Mestrado Profissional em Design da Universidade da Região de Joinville - PPGDesign/Univille, é resultado do amadurecimento de 23 anos de experiência do Curso de Design da Univille, um curso reconhecido pela excelência no ensino, formando profissionais capacitados para atuar no mercado de trabalho brasileiro.

Em virtude das características econômicas da cidade, ao criar o Programa de Pós-Graduação em Design da UNIVILLE, estabeleceu-se como consenso abordar o design não apenas pelo viés do produto, mas também dos serviços; criou-se, desta forma, espaço para a capacitação de profissionais na área do design, com ênfase na solução de problemas complexos e inseridos em uma abordagem sistêmica. Outra característica inerente a estrutura da proposta está centrada na translação do conhecimento gerado junto ao PPGDesign com os contextos privado, público e terceiro setor, visando a efetivação da natureza profissional do Programa.

A Proposta do PPGdesign/UNIVILLE foi concebida com base na análise das políticas de indução da CAPES, nas orientações disponíveis para estruturação de programas profissionais, no contexto institucional e regional. A área de concentração em ‘Design e Sustentabilidade’ e suas linhas de pesquisa e atuação técnico-científica foram diferenciadas dos programas stricto sensu institucionais pela temática e ênfase, mas, ao mesmo tempo, se estabelecem relações transdisciplinares que os fortalecem mutuamente. A natureza profissional do PPGDesign distingue sua proposta dos programas acadêmicos: (1) pelo compromisso com a transferência de conhecimento para os contextos privado, público e terceiro setor, (2) pela estruturação pedagógica fortemente apoiada na integração de disciplinas, bem como da atuação tecnológica e científica com organizações da região, (3) pela ênfase na capacitação profissional e tecnológica, o que se reflete nas abordagens das disciplinas e dos trabalhos de conclusão. 

Ao longo do  seu histórico o PPGDesign participou de ações internas (UNIVILLE) e externas (CAPES) com foco nas Diretrizes do Plano Nacional de Pós-graduação, em políticas de produção de conhecimento técnico científico e no consequente posicionamento institucional frente a este cenário. Os temas atuais e de indução são constantemente debatidos, analisados e assimilados como construtores da base das reflexões e ações do Programa e repercutem no processo de  constante atualização. O Programa Profissional em Design-PPGDesign/UNIVILLE, procura responder a estas necessidades e demandas com a  qualificação da mão de obra. 

A abordagem do Design e Sustentabilidade, área de concentração do PPGDesign UNIVILLE, tem por objetivo capacitar os profissionais para as questões que envolvem o desenvolvimento de produtos e serviços nos contextos privado, público e terceiro setor,  além da gestão do processo de design, âmbito em que a sustentabilidade vai além do seu processo de fabricação, custos, venda, etc. Neste entendimento, o produto/sistema/serviço faz parte de uma concepção maior que a função de uso, estética e até mesmo econômica. 

Com o amadurecimento do programa e as constantes ações relacionadas ao planejamento do curso, o  PPGDesign  foi reestruturado em 2016. A intenção central foi fortalecer o alinhamento das atividades e articulações dos projetos com base na análise de conteúdo. O processo envolveu a análise das produções técnico-científicas (2013-2016) da equipe docente e discente. A análise pautou-se em três perguntas básicas: O que estamos produzindo? Quem estamos qualificando? Quem são os nossos interlocutores? Esses estudos objetivaram verificar o alinhamento das competências dos professores e egressos, bem como a coerência da proposta do programa com os seus principais interlocutores, constituindo-se assim em justificativa central para a proposta de reestruturação.

Com a obtenção do conceito 4 do PPPGDesign/Univille junto a Capes (2017) foram iniciados os trabalhos de estruturação da APCN para o doutorado profissional. Sabia-se que se constituía em imenso desafio porque não havia ainda cursos de doutorado profissional aprovados pela AUD. Na terceira submissão, logo após obtenção do conceito 5 a proposta foi aprovada e implementada em 2024.

Na edição de avaliação do quadriênio Capes 2017-2020 o PPGDesign/Univille obteve pontuação máxima nos três quesitos: (1) "Programa" com destaque para: objetivos claros, excelência de Infraestrutura de suporte à inovação e tecnologia. O Planejamento Estratégico e o processo de autoavaliação foram avaliados como robustos e consonantes à IES. (2) "Formação" com destaque para: expressividade de TCCs que repercutiram em produtos, reconhecimentos externos; produção intelectual de excelência; impactos de egressos alinhados ao PPG. O corpo docente recebeu destaque pela alta qualidade da produção, perfil plural de conhecimentos, habilidade para gerar impacto social, fomento ao empreendedorismo social, envolvimento nas disciplinas, orientações, projetos de extensão e de pesquisa. (3) "Impacto na sociedade" com destaque para: o caráter inovador da produção com ênfase no design e de produtos e serviços para qualificar a vida em sociedade; impacto local e regional evidenciando a pesquisa aplicada com destaque para projetos com empresas, ações ligadas à comunidade e produção de tecnologia social; o reconhecimento alcançado pelas produções; o impacto tecnológico de tecnologias sociais produzidas em cooperação com organizações e com a sociedade; a realização de ações para transferência de tecnologia e o desenvolvimento de produtos; o impacto profissional discente junto à comunidade; a ampla inserção nos cenários local, regional e nacional em projetos de formação de profissionais; a produção científica; o desenvolvimento da comunidade; a parceria com empresas de Joinville e região, bem como organizações públicas e sociais. Os resultados reforçaram o direcionamento da proposta de doutorado em Design para a modalidade profissional, bem como a capacitação profissional e a transferência de conhecimento gerado para os contextos privado, público e terceiro setor.

Para o desenvolvimento da proposta de doutorado considerou-se: (1) a demanda reprimida de candidatos ao doutorado; (2) o cenário propício à inovação frente aos complexos desafios sócio-econômico-ambientais; (3) investimentos na área portuária e análise de possíveis impactos para área costeira urbana da cidade e região; (4) a capacidade competitiva do município e da região para negócios; (5) a experiência em inserção social própria do programas stricto sensu profissionais, bem como a possibilidade de contribuir com a capacitação orientada para o design e a sustentabilidade nos setores público, industrial e terceiro setor; (6) contribuir para a ampliação da cultura do empreendedorismo na área do design e do potencial de empregabilidade de profissionais preparados em termos táticos e estratégicos; (7) a competitividade econômica e as mudanças no cenário tecnológico, social e de empregabilidade global; (8) o papel do design diante de um cenário de crise e transição.

Levou-se, ainda, a necessidade de ações urgentes no sentido da qualificação e capacitação profissional, bem como de atuação na dinâmica da inovação. Embora o PPGDesign/Univille realize ações neste sentido, a prática tem demonstrado a necessidade de um programa profissional com maior duração. Entende-se que o tempo destinado ao doutorado contribui para a construção de redes de financiamento e translação do conhecimento, bem como atuações com maior amplitude e profundidade formativa que visem pesquisas tecnológicas e inovações mais robustas que possibilitem ciclos virtuosos de consolidação.

A Proposta de doutorado foi concebida com base na análise das políticas de indução da Capes, nas orientações disponíveis para estruturação de programas profissionais, no contexto institucional e regional. A área de concentração em ‘Design e Sustentabilidade’ e as 2 Linhas de Pesquisa e Atuação Técnico-Científica (LPATC) foram diferenciadas pela temática e ênfase. Mas, ao mesmo tempo, se estabelecem relações transdisciplinares que os fortalecem mutuamente. A natureza profissional do Programa distingue sua proposta dos programas institucionais acadêmicos: (1) pelo compromisso com a transferência de conhecimento para os contextos privado, público e terceiro setor, (2) pela estruturação pedagógica fortemente apoiada na integração de disciplinas e da atuação tecnológica e científica com organizações da região, (3) pela ênfase na capacitação profissional e tecnológica, o que se reflete nas abordagens das disciplinas e dos trabalhos de conclusão.