Histórico do Curso

 

O Mestrado Profissional em Design da Universidade da Região de Joinville - PPGDesign/Univille, é resultado do amadurecimento de 23 anos de experiência do Curso de Design da Univille, um curso reconhecido pela excelência no ensino, formando profissionais capacitados para atuar no mercado de trabalho brasileiro.

Em virtude das características econômicas da cidade, ao criar o Programa de Pós-Graduação em Design da UNIVILLE, estabeleceu-se como consenso abordar o design não apenas pelo viés do produto, mas também dos serviços; criou-se, desta forma, espaço para a capacitação de profissionais na área do design, com ênfase na solução de problemas complexos e inseridos em uma abordagem sistêmica. Outra característica inerente a estrutura da proposta está centrada na translação do conhecimento gerado junto ao PPGDesign com os contextos privado, público e terceiro setor, visando a efetivação da natureza profissional do Programa.

A Proposta do PPGdesign/UNIVILLE foi concebida com base na análise das políticas de indução da CAPES, nas orientações disponíveis para estruturação de programas profissionais, no contexto institucional e regional. A área de concentração em ‘Design e Sustentabilidade’ e suas linhas de pesquisa e atuação técnico-científica foram diferenciadas dos programas stricto sensu institucionais pela temática e ênfase, mas, ao mesmo tempo, se estabelecem relações transdisciplinares que os fortalecem mutuamente. A natureza profissional do PPGDesign distingue sua proposta dos programas acadêmicos: (1) pelo compromisso com a transferência de conhecimento para os contextos privado, público e terceiro setor, (2) pela estruturação pedagógica fortemente apoiada na integração de disciplinas, bem como da atuação tecnológica e científica com organizações da região, (3) pela ênfase na capacitação profissional e tecnológica, o que se reflete nas abordagens das disciplinas e dos trabalhos de conclusão. 

Ao longo do  seu histórico o PPGDesign participou de ações internas (UNIVILLE) e externas (CAPES) com foco nas Diretrizes do Plano Nacional de Pós-graduação, em políticas de produção de conhecimento técnico científico e no consequente posicionamento institucional frente a este cenário. Os temas atuais e de indução são constantemente debatidos, analisados e assimilados como construtores da base das reflexões e ações do Programa e repercutem no processo de  constante atualização. O Programa Profissional em Design-PPGDesign/UNIVILLE, procura responder a estas necessidades e demandas com a  qualificação da mão de obra. 

A abordagem do Design e Sustentabilidade, área de concentração do PPGDesign UNIVILLE, tem por objetivo capacitar os profissionais para as questões que envolvem o desenvolvimento de produtos e serviços nos contextos privado, público e terceiro setor,  além da gestão do processo de design, âmbito em que a sustentabilidade vai além do seu processo de fabricação, custos, venda, etc. Neste entendimento, o produto/sistema/serviço faz parte de uma concepção maior que a função de uso, estética e até mesmo econômica. 

Com o amadurecimento do programa e as constantes ações relacionadas ao planejamento do curso, o  PPGDesign  foi reestruturado em 2016. A intenção central foi fortalecer o alinhamento das atividades e articulações dos projetos com base na análise de conteúdo. O processo envolveu a análise das produções técnico-científicas (2013-2016) da equipe docente e discente. A análise pautou-se em três perguntas básicas: O que estamos produzindo? Quem estamos qualificando? Quem são os nossos interlocutores? Esses estudos objetivaram verificar o alinhamento das competências dos professores e egressos, bem como a coerência da proposta do programa com os seus principais interlocutores, constituindo-se assim em justificativa central para a proposta de reestruturação.