Popularização de Ciência e Tecnologia

O PPGDesign/Univille, por ser um mestrado profissional,  iniciou suas atividades com a construção de redes de colaboração com várias empresas e foi ampliando no decorrer dos anos. Algumas empresas ainda mantêm suas atividades com o programa: Whirlpool S.A., Docol Metais, FGM – Produtos Odontológicos, Essencis Soluções Ambientais (SC/PR), Laboratório Catarinense, Entre Gestão & Design, Instituto Consulado da Mulher, Escritório Metroquadrado, Clamed – Cia. Latino-Americana de Medicamentos, Empreendimento Imobiliário Cidade Pedra Branca, IxDA-Interaction Design Association Capítulo Joinville, Indústria Têxtil Döhler, startup Conta Azul, Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (SEPUD) da Prefeitura de Joinville, Laboratório Ghanem, startup Due Laser, Nangara Biojoias, Assecrejo – Associação Ecológica de Recicladores e Catadores de Joinville, Instituto Caranguejo de Educação Ambiental, Senai Curitiba e Blumenau, Instituto Tecnológico de Santa Catarina – Jaraguá do Sul, Uniasselvi Indaial, Perini Business Park, Agência Sys, Inovaparq – Parque de Inovação Tecnológica de Joinville e Região via Cause e Agência Beta, Unimed Joinville, Tigre S.A., Hospital Infantil de Joinville, Presídio Regional de Joinville, Metalúrgica IMAM Ltda., Rede Feminina de Combate ao Câncer de Indaial, Associação dos Bananicultores de Corupá (ASBANCO), Luz e Oliveira Contabilidade, Projeto Omunga e BCause Grife Social, Carbuss – Indústria Catarinense de Carrocerias Ltda., Probe Inteligência Competitiva Ltda., Equoterapia Chaleira Preta, startup Operand, startup Meus Pedidos, Unisociesc, Senai Joinville, 4C Innovation, Secretaria de Assistência Social de Joinville (SAS) da Prefeitura de Joinville, Eventos Univille, Cooperativas de Recicladores de Joinville, Projeto DESOL, Aviva Consciência Ambiental, Grupo Bairro Jativoca, Projeto Ler é Viajar Sem Sair do Lugar do bairro Jardim Paraíso, Igreja Assembleia de Deus do bairro Bom Retiro, malharias de Joinville e região, ADEJ (Associação dos Deficientes de Joinville), CEPAT – Prefeitura Municipal de Joinville, Joinville#30 (vinculado à Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável/SEPUD), Projeto LeNSin (Learning Network on Sustainability International). Essas redes foram derivadas de atividades de pesquisa, projetos de conclusão de curso e atividades conduzidas em disciplinas.

Em 2019 a rede de colaboração foi ampliada com as empresas: Irmãos Fischer S.A. Ind. e Com., Quatenus Rastreamento, escritório Mercado Criativo Design, SENAI – unidade Jaraguá do Sul, Faculdade Metropolitana de Guaramirim, FAMEG, Construtech Ventures, Centro Universitário Teresa D'Ávila – UNIFATEA; CEPE – Centro Esportivo para Pessoas Especiais/Basquete sobre rodas Raposas do Sul, startup Pedalise, Grupo Totvs, Universidade de Erlangen-Nürnberg, Plataforma Sabedorama, Bem Leve Design de Interiores.

Um importante diferencial das universidades comunitárias é sua inserção regional, que, aliada a seu compromisso social, promove a melhoria da qualidade de vida das comunidades nas quais estão inseridas. Desde 2013, os projetos de extensão caracterizados pela geração de trabalho e renda foram continuados como o SempreViva e o AmaViva. Tais projetos, em 2019, foram campo de pesquisa para as mestrandas Letícia Birolli e Cristiane Perin de Oliveira. Os referidos projetos foram integrados, em 2019, por ex-alunas do PPGDesign (Rita Lorenzi, Valdirene Gruber, Daiane Laís Fontana). 

A rede de colaboração já consolidada para o desenvolvimento de projetos de extensão (com foco na qualificação para o trabalho e geração de renda) envolveu, em 2019, as organizações: SAS, Prefeitura de Joinville, AVIVA Consciência Ambiental, malharias de Joinville e região, Presídio Regional, empresa Tiwa. Em 2019 foram realizados 2 projetos sociais financiados pela Área de Extensão Universitária. Seguem os indicadores relacionados ao envolvimento de professores e alunos do mestrado nesses projetos: (1) Projetos SempreViva e AmaViva, com o envolvimento de 3 professores (Elenir Morgenstern, Victor Aguiar, Marli Everling) e 2 estudantes (Cristiane Perin de Oliveira e Letícia Birolli) do Mestrado em Design; destaca-se que, dos projetos de extensão, 3 caracterizam-se como capacitação tecnológica – AmaViva, SempreViva; (2) Projeto Desenho Animado Ambiental com o Menino Caranguejo, com o envolvimento de 1 professora do mestrado (Marli Teresinha Everling) e a vinculação de um projeto de conclusão de curso (Lucas Ferreira).

Desde 2013, com a criação do mestrado, a equipe do PPGDesign participa ativamente da realização e organização do GAMPI Design + Plural Design, evento voltado ao fomento e à disseminação da cultura do design. A comissão organizadora vem sendo presidida pelo Prof. Dr. João Sobral (coordenador do Programa de Pós-Graduação em Design) e em 2019 pelo Prof. João Carlos Vela (chefe de departamento do curso de Design). Os demais membros docentes e discentes do PPGDesign Univille se alternam entre a participação na comissão organizadora, especialmente do Plural Design (braço científico do evento), na mediação das sessões técnicas e composição do comitê científico 

Além dessas atividades, 5 professores atuam como consultores no setor produtivo: Prof. Victor Aguiar, Prof. Fernando Pereira Pruner, Prof. Elcio Ribeiro, Profa. Adriane Shibata Santos e Prof. Luiz Romão. A Profa. Elenir Morgenstern atua como consultora de projetos sociais institucionais e municipais. A Profa. Marli T. Everling, em 2019, passou a atuar como sócia e diretora de projetos da OSCIP Instituto Caranguejo de Educação Ambiental.