Quais são os requisitos para participar do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional – PMAI da Univille?

1 – Estar regularmente matriculado e cursando a partir do 3º semestre de um dos cursos de graduação da Univille;

2 - Ter a média do histórico escolar igual ou acima de 7,5;

3 – Não ter pendências financeiras com a Univille;

4- Dominar o idioma do país de destino.

 

Qual é a quantidade de vagas ofertadas no edital?

A disponibilidade de vagas, quando informada pela instituição estrangeira, estará descrita no edital do PMAI.

 

Preciso fazer teste de proficiência de idiomas para participar do PMAI?

Eventualmente será necessário que o candidato comprove proficiência no idioma do país de destino, por meio de certificações regulares ou internacionais. Dependerá das regras da IES estrangeira escolhida. Para o inglês é recomendável o nível B2 de proficiência, de acordo com a tabela de nivelamento internacional deste idioma.

 

Como definir as disciplinas que vou cursar no exterior?

Por meio do Contrato de Estudos Personalizado - CEP, um documento que tem por finalidade apontar as disciplinas convalidáveis ou não, com base nos conteúdos programáticos, no sistema de avaliação e no número de créditos/carga horária de cada disciplina ofertada na universidade estrangeira, antes de fazer a candidatura online.

O candidato deverá elaborar o CEP juntamente com o coordenador de seu curso de graduação. Vale lembrar que, para a caracterização do PMAI, o estudante deverá convalidar ao menos uma disciplina.

 

Quais serão os custos do PMAI?

O candidato, durante o período de mobilidade, ficará isento do pagamento das mensalidades na Univille. Para tanto, ele deverá se matricular na disciplina denominada Mobilidade, permanecendo como estudante regular na Univille, porém afastado para realização do PMAI.

Os custos com alimentação, transporte, moradia, seguro-saúde, visto, passaporte, passagens aéreas e outras eventuais despesas pessoais são de responsabilidade do candidato.

 

Quando devo emitir o visto de estudante?

O candidato deverá dar entrada no processo de emissão do visto de estudante assim que receber a carta de aceite da universidade estrangeira. Este processo é de responsabilidade do candidato, que terá o auxílio da Assessoria Internacional.

 

A Assessoria Internacional orientará sobre os demais procedimentos no momento da candidatura. Outras informações ou dúvidas:

Telefone: (47) 3461-9051

E-mail: internacional@univille.br