Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC

O PIBIC oportuniza ao aluno de graduação o desenvolvimento de um projeto de pesquisa juntamente com um professor orientador, que o iniciará na aplicação do método científico, daí o nome Projeto de Iniciação Científica (IC).

O programa apresenta as modalidades de projetos: 

Vinculado - o aluno atua no projeto de pesquisa do professor
Voluntário - a apresentação pode ser feita pelo aluno e pode também ser parte de um projeto de pesquisa do professor

A Univille atualmente dispõe de quatro fontes de fomento para a concessão de bolsas:
 
1) FAP (Fundo de Apoio à Pesquisa da Univille) – esse fundo destina um percentual para financiamento das bolsas de PIBIC modalidade individual. No caso de alunos vinculados a projeto de pesquisa de professor, este prevê as respectivas bolsas no orçamento do projeto;

2) Artigo 170 da Constituição Estadual (Governo do Estado de Santa Catarina) – por meio dessa regulamentação o Governo repassa uma verba para as Instituições de Ensino Superior (IES) a fim de auxiliar os alunos. Para obter essa bolsa é necessário comprovar carência no setor de Apoio e Orientação ao Estudante, além das exigências do PIBIC da Univille (Resolução 10/08- CEPE);

3) Artigo 171 da Constituição Estadual (Governo do Estado de Santa Catarina) são destinadas a alunos economicamente carentes matriculados em cursos presenciais de graduação e visa garantir condições efetivas para o fomento do desenvolvimento e das potencialidades regionais pela inserção de jovens na educação superior. O candidato deverá ter cursado todo o Ensino Médio em Unidade Escolar da Rede Pública ou em Instituição Privada com bolsa Integral, residir há dois anos no Estado de Santa Catarina e ter carência econômica. 

4) CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) – a Univille possui hoje uma quota de 13 de bolsas desse órgão. Para obtê-las é necessário responder a edital específico lançado pela Área de Pesquisa, no período de abril a junho de cada ano. Para maiores informações sobre o PIBIC/CNPq na Univille, acesse o link relacionado abaixo ou ao lado esquerdo da página.
 
                                       

Programa Institucional de Bolsas de Pós-graduação stricto sensu – PIBPG

Como forma de contribuir para a consolidação de programas institucionais de pós-graduação stricto sensu, o PIBPG tem como objetivo viabilizar a participação de alunos de programas institucionais de mestrado e doutorado, sem qualquer tipo de vínculo empregatício, em projetos de pesquisa da Univille.