A escolha da profissão é um dos passos mais importantes na carreira profissional. Para garantir uma boa opção, uma das coisas que devem ser observadas é o mercado de trabalho.

Para ajudar você com essa escolha, criamos este conteúdo com 4 dicas para te ajudar nesta escolha. Quer saber mais? Continue a leitura.

Faça uma autoanálise

A primeira dica que preparamos para você é essa: faça uma autoanálise. Ela vai servir para lhe orientar sobre quem você é.

Em toda escolha importante para a vida, é essencial refletir em um processo de autoconhecimento.

Especificamente no processo de escolha profissional, você deve refletir sobre alguns pontos:

• O que você mais gosta de fazer nas horas vagas?
  • Quais são as suas matérias preferidas na escola?
  • Quais são as disciplinas mais fáceis para você?
  • Quais são os seus planos para o futuro?

Esses são apenas alguns dos pontos para refletir, mas outros podem ser importantes. O que for essencial no seu processo de autoconhecimento, deve entrar como ponto de reflexão, ok? Assim, você estará com o primeiro passo completo.

Realize cursos livres

Depois de ter feito a autoanálise, você terá em mãos o que precisa para a próxima dica.

Lembra que falamos para refletir sobre as suas matérias preferidas e disciplinas que tem mais facilidade na escola? Então… agora você vai usar essas reflexões de forma prática.

Uma excelente maneira de saber se gosta de uma área é vivenciando-a. Para isso, sugerimos que faça uma lista de matérias e disciplinas que são interessantes para você e procure cursos livres na área.

Dessa forma, estará vivendo na prática um pouquinho do que será aprendido em uma faculdade ou curso técnico.

Liste as profissões que mais lhe interessam

Agora que você já realizou seus cursos livres e já sabe, mais ou menos, o que gostaria de fazer, está na hora de pesquisar sobre as profissões.

Primeiramente tente pensar no máximo de profissões possíveis que conseguir e vá anotando as que mais lhe interessar. Depois que terminar, você terá uma lista com as principais áreas de seu interesse.

Agora, uma excelente coisa que você pode fazer é entrar em contato com as universidades que disponibilizam esses cursos e verificar quais ofertas eles possuem para ajudar o vestibulando no processo de escolha.

Na Univille, você pode agendar um horário com a coordenação do curso para tirar todas as suas dúvidas e também agendar uma visita para conhecer toda a instalação da instituição.

Estude o mercado de trabalho

Outra dica muito importante é estudar o mercado de trabalho. Afinal de contas, depois de listar as profissões que mais lhe interessam, precisará descartar algumas para ficar com a melhor para você.

Observando e refletindo sobre o mercado de trabalho, muitas dúvidas que você tenha podem desaparecer.

Para lhe ajudar, você pode verificar com profissionais a possibilidade de acompanhar o seu dia a dia para conhecer o trabalho na prática e também questioná-los sobre como anda o mercado de trabalho no sentido de oportunidade de emprego e salários. São detalhes importantes que precisam ser levados em conta.

Se você teve interesse em agendar uma visita ou entrar em contato com a coordenação do curso de interesse, agende um horário aqui.