O processo de escolha profissional é muito importante na vida do ser humano. É por meio dele que tomamos a importante decisão de escolher o que faremos profissionalmente durante a nossa vida.

Nesse caminho, são muitas as dúvidas, mas algumas estratégias podem ajudar a tornar tudo mais simples.

Este texto foi feito pensando nisso. Nele, trazemos, especialmente para você, os 5 primeiros passos para fazer sua escolha profissional. Continue a leitura e descubra quais são eles.

Orientação profissional

É normal ter muitas dúvidas na hora de escolher sua profissão. Para lhe ajudar com isso, existe a orientação profissional. Como diz no texto Qual a diferença entre orientação profissional e teste vocacional?, ela “é um processo; uma jornada que busca dar auxílio a quem ainda não sabe qual carreira profissional seguir.”. Para isso, são utilizadas diversas ferramentas: de jogos a testes vocacionais.

A orientação profissional é bastante efetiva se administrada por profissionais. Geralmente psicólogos são capacitados para fazer esse trabalho. Por isso, caso deseje passar por essa jornada, lembre-se de procurar um profissional qualificado.

Autoconhecimento

Para fazer uma boa escolha profissional, um dos fatores mais importantes é o autoconhecimento. Se conhecer, é fundamental para tomada de qualquer decisão, sobretudo de decisões tão importantes quanto essa.

Alguns passos podem ser seguidos para facilitar esse processo. São eles:

• Apontar seus valores
  • Identificar interesses pessoais
  • Distinguir suas habilidades
  • Pontuar expectativas de resultados
  • Reconhecer suas influências

Observando e refletindo sobre esses pontos, você já estará bem à frente do que estava antes.

A realidade das profissões

Não se esqueça da importância de conhecer o mundo das profissões.

Depois de passar pela orientação profissional e pelo processo de autoconhecimento, você já pode pensar sobre quais profissões mais lhe chamam atenção.

Após listar algumas, pesquisar sobre sua realidade é de fundamental importância para fazer uma escolha acertada a seus desejos.

Lembre-se de buscar informações sobre o que faz o profissional dessa área, de qual a faixa salarial, onde trabalha, além de outras informações que lhe sejam importantes.

Profissão e carreira: qual a diferença?

No processo de escolha profissional, duas palavras sempre são citadas: profissão e carreira. Elas podem parecer sinônimas a olho nu, mas, apesar de andarem lado a lado, são conceitos totalmente diferentes.

Ao falar em profissão, estamos respondendo à pergunta “qual é o seu trabalho?”, enquanto isso, a carreira é todo o caminho que você percorre durante a sua vida profissional.

Quais são seus objetivos?

Neste ponto, você deverá pensar sobre quais são os seus objetivos. Aqui você deverá levar em conta seu projeto de vida, pois a sua profissão precisa estar de acordo com ele.

Caso você ainda não tenha pensado nisso, alguns pontos poderão lhe ajudar:

• Autoconhecimento
  • Visualização de metas e objetivos
  • Organização de projetos grandes em tarefas menores (para ajudar no alcance de seus objetivos)
  • Determinação de prazos para cumprimento dos seus objetivos

A construção do projeto de vida lhe ajudará a visualizar sua identidade profissional, percebendo seus interesses e ideais.

Você já sabe quais são os 5 primeiros passos para fazer uma escolha profissional de qualidade. Mas, para lhe ajudar ainda mais, preparamos um e-book com informações mais detalhadas sobre esse processo. Para baixá-lo, basta clicar aqui.