As eleições para Reitor(a) e Vice-Reitor(a) da Univille são regidas pelo Estatuto da Univille, Título III, Capítulo I, e por Regulamento Eleitoral próprio aprovado pelo Conselho Universitário.

Com o objetivo de garantir a transparência do processo, esse espaço foi utilizado pela Comissão Eleitoral para informar a comunidade acadêmica e divulgar documentos que normatizaram todas as etapas.

No pleito de 2019, a Universidade contou com urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC), que contribuiu com apoio técnico no dia da votação, permitindo a apuração e totalização dos votos no mesmo dia. Do total do Colégio Eleitoral de 7.421 pessoas, entre profissionais da educação, alunos e integrantes do quadro de pessoal administrativo, 4.135 compareceram às urnas.

Os professores Alexandre Cidral e Therezinha Maria Novais de Oliveira foram eleitos reitor e vice-reitora para a gestão 2020-2023 com 54,4% dos votos válidos. Conforme previsto no Regulamento Eleitoral, a posse está marcada para 13 de dezembro de 2019.

A Comissão Eleitoral agradece a participação ativa da comunidade acadêmica durante o processo eleitoral. De maneira especial, aos professores, pessoal administrativo e alunos que contribuíram voluntariamente em diversas funções essenciais para a realização e exercício democrático do pleito, garantindo a transparência, ética e lisura de todas as etapas.

Conheça as etapas do processo eleitoral no fluxograma abaixo: