História 

Em 1977 a educação básica começou a ser oferecida pela Univille, em unidade específica chamada de Colégio de Aplicação, que em 2001 passou a funcionar em sede própria com a denominação de Colégio Univille.

O Colégio Univille e seus cursos de primeiro e segundo grau obtiveram reconhecimento legal a partir do ano de 1978, conforme segue:

- Curso de 1º Grau (1ª a 4ª série): Registro provisório nº 1.807 publicado na portaria E061 de 30/05/78 da Secretaria de Educação de Santa Catarina e registro definitivo publicado na portaria E127 de 25/04/1983 da Secretaria de Educação de Santa Catarina.

- Curso de 2º Grau (5ª a 8ª série): Autorização de funcionamento presente no Decreto n º 6.632 de 22/12/78 publicado no Diário Oficial de Santa Catarina nº 11.136 de 27/12/78. 

- Reconhecimento dos cursos de 1º e 2º grau do Colégio: Registro de reconhecimento presente na portaria E371/85 de 02/12/85 publicada no Diário Oficial de Santa Catarina nº 12.856 de 03/12/85.

Em 2001, após estudos realizados e, procurando criar uma identificação mais forte ao nome da Universidade em que está inserido, o Colégio de Aplicação passou a denominar-se Colégio da Univille.  Ao final deste mesmo ano, o Colégio passou a funcionar em sede própria situada de frente para a rua Edgar Meister, anexo ao Campus Universitário.

Convém salientar que o Colégio sendo órgão complementar da Univille serve como campo de estágio às licenciaturas oferecidas na instituição, bem como recebe acadêmicos investigadores de diversas áreas que, devidamente encaminhados e orientados, realizam estudos para aprofundamento das reflexões sobre a escola e os sujeitos inseridos neste contexto

Filosofia 
O Colégio UNIVILLE tem sua filosofia voltada para o desenvolvimento integral do indivíduo, numa visão de educação que parte do senso comum à consciência científica, comprometendo-se com o processo de construção do conhecimento, respeitando o ser humano com suas diferenças, limitações, possibilidades individuais e sociais.

Fundamenta-se no ensino e na pesquisa, incentivando o aluno a buscar conhecimentos múltiplos, necessários para o seu desenvolvimento integral, sendo capaz de evoluir no seu modo de pensar, sentir, agir e interagir na sociedade como homem crítico, ético, criativo, aberto a mudanças e capaz de modificar sua própria história.

Para tanto, o Colégio UNIVILLE organiza sua prática pedagógica em consonância com a missão da Universidade, prevista no artigo 3º de seu estatuto:

“... tem por finalidade promover e apoiar a educação e a produção da ciência através do ensino, da pesquisa e da extensão, contribuindo para a sólida formação humanística e profissional, objetivando a melhoria da qualidade de vida da sociedade”.

Visão 
Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa, oportunizar alternativas para o sistema educacional.

Missão 
Ser referencial na Educação Básica, promovendo o desenvolvimento das relações humanas, comprometido com o conhecimento e o domínio de recursos científicos e tecnológicos para o pleno exercício da cidadania.

 

Infraestrutura
•    Salas climatizadas e com multimídia
•    Bibliotecas Infantil e Universitária 
•    Ateliê de Artes 
•    Anfiteatro 
•    Laboratório de Informática 
•    Parque 
•    Quadras de esportes 
•    Piscina térmica 
•    Cantina 
•    Cozinha 
•    Refeitórios 
•    Infraestrutura dos cursos da Universidade
•    Fácil acesso e amplo estacionamento
•    Segurança patrimonial


Perfil do aluno 
Na concepção sociointeracionista o estudante é ativo, capaz de construir seu próprio conhecimento. Assim, o Colégio da Univille entende como cidadão:

•    Consciente: aquele que tem consciência de seus direitos e deveres, entende que ao tomar atitudes terá que responder por suas responsabilidades.
•    Crítico: aquele que compreende primeiro e interpreta depois para, enfim, tomar posições definidas a respeito de fatos, aquele capaz de enxergar o mundo por janelas interculturais.
•    Solidário: aquele sensível aos problemas dos outros, que busca o bem comum, compreendendo a dimensão humana.
•    Criativo: aquele que é capaz de inovar, reelaborar as regras, fazer leituras por diversas linguagens e expressões, reorganizar conteúdos para que tenham mais sentido.
•     Autônomo: aquele que conquista sua liberdade e compreende o significado profundo disso
 
Perfil do professor 
Na concepção sociointeracionista o professor contribui para aproximar os estudantes, defende a existência de uma íntima relação entre desenvolvimento e aprendizagem. Considerando-se o Professor como sujeito primordial nesta forma de conceber educação, no Colégio Univille concordamos com Claudia Davis & Marta Wolak Grosbaum (2002) que consideram importante o professor ajudar o estudante a:

•    Conhecer a forma pela qual aprende distinguir o fácil do difícil, lidar com as próprias dificuldades, identificar seus interesses e talentos; usar seus pontos fortes.
•    Saber que quanto mais se domina um tema, mais fácil é aprender sobre ele; reconhecer que cada assunto requer uma abordagem; construir um repertório de estratégias de aprendizagem.
•     Pensar sobre o contexto em que os conhecimentos serão aplicados e estabelecer objetivos para seu emprego com base nos resultados esperados.
•     Valorizar o que estão aprendendo e estudar porque consideram importante.
•    Protegerem-se das distrações e persistir na realização de estudos e tarefas, exercitando a força de vontade.