GRUPOS DE PESQUISA
Arte na Escola
Desenvolve pesquisa no campo da arte e da cultura. Patrimônio artístico. As investigações contemplam a produção artística contemporânea e a análise do discurso curatorial. O campo investigado abrange Joinville e Florianópolis. Busca identificar as
influências das principais mostras de arte contemporânea da região sul – Bienal Mercosul, Bienal VentoSul – e Bienal de São Paulo sobre a produção artística desses municípios.
Docente líder: Nadja de Carvalho Lamas | e-mail: nadja.carvalho@univille.br
Cidade, Cultura e Diferença
Integra estudantes e professores de várias áreas que investigam as interfaces entre processos culturais e as transformações das
cidades contemporâneas. Atualmente congrega pesquisas e estudos sobre cidades nos seguintes temas: intervenções e requalificações do espaço em áreas centrais; memórias urbanas e processos de identificações culturais; patrimônio cultural e gastronomia; políticas públicas de cultura e de turismo; história, memória e educação para o patrimônio.
Docente líder: Ilanil Coelho | e-mail: ilanilcoelho@gmail.com
Docente pesquisadora: Luana de Carvalho Silva Gusso | e-mail: lu_anacarvalho@yahoo.com.br
Links: Grupo de Pesquisa Cidade, Cultura e Diferença http://cidadecultura.wix.com/gp
Projeto A cidade em perspectiva: design, educação e tecnologia da informação e comunicação http://cidadeemperspectiva.blogspot.com.br
Projeto Aulas Conectadas? Mudanças curriculares e aprendizagem colaborativa entre as escolas do Projeto UCA em Santa Catarina http://aulasconectadas-sc.blogspot.com.br/p/projeto.html
Projeto Memórias do Jardim Sofia: cenas da cidade migrante http://www.wix.com/projetosofia/univille
Estudos Interdisciplinares de Patrimônio Cultural – GEIPAC
O grupo Estudos Interdisciplinares de Patrimônio Cultural está ligado à linha de pesquisa Patrimônio, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, do PPGPCS. Teve sua origem no Grupo de Pesquisa História Regional formado em 2002 na Univille junto ao curso de História por Sandra P. L. C Guedes, atualmente aposentada da Univille. Desde 2007, com a criação do curso de mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade, os estudos passam a se direcionar a este campo. Em 2011, passou a contar com o Laboratório de Arqueologia e Patrimônio Arqueológico/LAPArq criado junto com o curso de Especialização em Arqueologia. O grupo tem muitas frentes a partir do tema central que é cultura material (inseparável do imaterial) como patrimônio cultural. Com base em diferentes abordagens teórico-metodológicas investiga, considerando o conceito de sustentabilidade, os museus, a cultura material e o patrimônio arqueológico e suas interfaces com as sociedades e os ambientes (principalmente marinho e costeiro); os bens faunísticos (principalmente marinhos) e a gestão, preservação e conservação do patrimônio material e arqueológico nos sítios e acervos. Um dos principais focos de interesse são as sociedades indígenas litorâneas antigas e atuais como os sambaquianos e os povos Jê e Guarani.
Docente líder: Dione da Rocha Bandeira | e-mail: dione.rbandeira@gmail.com
Docentes pesquisadoras: Mariluci Neiss Careli e Roberta de Barros Meira
Docente pesquisadora colaboradora: Sandra Paschoal Leite de Camargo Guedes
Localização LAPArq: sala A222
Link site LAPArq: laparq.univille.br
Contato LAPArq: laparq@univille.br
Cultura e Sustentabilidade
Abriga pesquisadores envolvidos no estudo interdisciplinar da compreensão e análise dos processos de constituição do patrimônio
cultural ambiental. A produção científica dos participantes do grupo tem priorizado a investigação de temas que se referem à dinâmica social e política que articulam discursos de sustentabilidade e poder. Incorporam-se pressupostos teóricos contemporâneos dos estudos culturais na discussão de temas tais como: a preservação, a percepção e a representação social sobre a paisagem cultural, o patrimônio cultural ambiental e industrial e os cenários dessas temáticas que se interpõem às concepções de memória e identidade.
Docente líder: Mariluci Neis Carelli | e-mail: mariluci.carelli@gmail.com
Docente pesquisador: Euler Renato Westphal | email: eulerwestphal@gmail.com
Imbricamentos de Linguagens
O grupo trata dos processos de imbricamentos de linguagens. A proposta conceitual é pensar o fenômeno da hibridização das linguagens na contemporaneidade e seus efeitos na cultura. As fronteiras, os limites e a formação do híbrido como locus cultural sempre ocorreram, no entanto vêm se expandindo num ritmo acelerado na sociedade da comunicação. De acordo com essas premissas, pretende-se fomentar o debate acerca dos processos de transformação das linguagens e seus efeitos na cultura.
Docente líder: Taiza Mara Rauen Moraes | e-mail: taiza.mara@univille.br
Link: Imbricamentos de Linguagens http://imbricamentos.blogspot.com/
Patrimônio Cultural, Inovação e Propriedade Intelectual: Desenvolvimento Regional e Sustentanbilidade
O foco do grupo é identificar como a gestão e a proteção do patrimônio pode ser uma ferramenta para o desenvolvimento,
tendo em vista a nova realidade proveniente da sociedade da informação. Nesse novo paradigma, a inovação e a propriedade
intelectual são palavras-chave do setor produtivo, o que reflete direta e indiretamente na preservação do patrimônio cultural, em
suas várias vertentes, da mesma forma que a cultura enfrenta novos desafios com sua economicidade.
Docente líder: Patrícia de Oliveira Areas | patricia.areas@univille.br
Subjetividades e (Auto)biografia
O escopo das discussões do grupo está pautado nos desafios do trabalho de "escritas de vidas" e no entendimento de que o registro (auto)biográfico se configura uma produção heurística. Os debates acerca dos rizomas construídos com as (auto)briografias nas redes sociais, a democratização das narrativas, os discurso implicados nas "arquiteturas de si", nas "tecnologias do eu", ou do "si mesmo" e os processos de subjetivações contemporânea estão presentes e perpassam as investigações sobre práticas discursivas no campo político da educação e da memória. O grupo preocupa-se com a construção de acervos em rede de (auto)biografias marcadas pelos discursos contemporâneos relacionados às subjetividades a partir dos discursos de sucesso, da organização para o futuro das implicações espistemológicas desse tipo de narrativa, mas, também, com os fatores políticos da democratização das "histórias de vida" como patrimônios culturais.
Docente lider: Raquel Alvarenga Sena Venera | raquelsenavenera@gmail.com
Vice- lider: José Roberto Severino - UFBA | beto.severino452@gmail.com
Docente pesquisadora: Ilanil Coelho | e-mail: ilanilcoelho@gmail.com
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