Docentes Permanentes:

Prof. Dr. Allan Henrique Gomes
Doutorado: Psicologia, UFSC - 2016

Profa. Dra. Aliciene Fusca Machado Cordeiro
Doutorado: Educação, PUC/SP – 2007

Profa. Dra. Berenice Rocha Zabbot Garcia
Doutorado: Educação, PUC/SP – 2012

Profa. Dra. Jane Mery Richter Voigt
Doutorado: Educação, PUC/SP – 2012

Prof. Dr. José Isaías Venera
Doutorado: Ciências da Linguagem – Unisul  – 2017
 

Prof. Dr. Fernando Cesar Sossai
Doutorado: Educação, UDESC – 2017

Profa. Dra. Marly Krüger de Pesce
Doutorado: Educação, PUC/SP – 2012

Profa. Dra. Rita Buzzi Rausch
Doutorado: Educação, UNICAMP - 2008

Profa. Dra. Rosana Mara Koerner
Doutorado: Lingüística Aplicada, UNICAMP – 2003

Profa. Dra. Silvia Sell Duarte Pillotto
Doutorado: Engenharia de Produção, UFSC - 2003

Docentes Colaboradores:

Profa. Dra. Iana Gomes de Lima 
Doutorado: Educação, UFRGS – 2016
 

Profa. Dra. Rosânia Campos
Doutorado: Educação, UFSC – 2008

 Aliciene Fusca Machado Cordeiro

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). É professora-pesquisadora da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, educação especial, deficiência, educação, ensino e aprendizagem. 

 Allan Henrique Gomes

Possui graduação em Psicologia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB (2006), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2011) e doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2016). Professor do curso de Psicologia da Associação Catarinense de Ensino - ACE (Joinville), integra o Laboratório de Psicologia Social Comunitária (FGG/ACE). Supervisor de estágios na área da psicologia educacional e comunitária. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão na interface Psicologia e Políticas Públicas, com ênfase na mediação audiovisual e nos processos formativos (educação continuada) de trabalhadores no campo da desigualdade social

 Berenice Rocha Zabbot Garcia

Possui graduação em Letras pela Universidade da Região de Joinville (1982), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2000) e doutorado em Educação - Psicologia da Educação (2012). Foi docente da Educação Básica de 1978 a 2003. Em 1999 ingressou no Ensino Superior Atualmente, é vice coordenadora do Curso de Letras e professora titular da Universidade da Região de Joinville, ministrando aulas de Introdução À Teoria Literária, Literatura Infantil Juvenil, Análise de Material Didático e Filologia Portuguesa É professora colaboradora do Mestrado em Educação. Tem experiência comprovada desde 2002 em atividades de Extensão Universitária, tendo exercido cargo de Assessora e Chefe de Extensão e Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Univille. Atualmente, coordena o Centro de Inovação Pedagógica, CIP, da Universidade da Região de Joinville e o Programa de Literatura Infantil Juvenil, PROLIJ.

 Elzira Maria Bagatin Munhoz

Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1985) e mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná (1993). Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUC/SP (2013). Professora Titular do quadro de carreira da Universidade da Região de Joinville/SC, Univille, atuando na graduação em Ciências Biológicas, na Pós graduação lato sensu e stricto senso, como professora convidada. Atua na área de educação ambiental e ensino de ciências e biologia. Professora orientadora de estágio curricular supervisionado em Ciências e Biologia. Membro do Grupo de Pesquisa GECDOTE - Grupo de Pesquisa em Estudos Curriculares, Docência e Tecnologia, vinculado ao Mestrado em Educação da Univille. Professora extensionista, com ação na área de educação ambiental, no Programa de extensão de Educação e Interpretação Ambiental (Programa Trilhas), e no Programa de Assessoramento Técnico ao Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Cubatão e Cachoeira - CCJ,onde coordena o setor de educação ambiental. Já atuou como coordenadora do projeto de ciências biológicas no Programa de Iniciação à Docência (Pibid) da Univille, no período de 2012 a 2017. Atualmente coordena os cursos de Ciências Biológicas nas linhas de formação em Licenciatura e Bacharelado em Meio Ambiente e Biodiversidade na Univille. Professora pesquisadora do grupo de pesquisa em Ciências Ambientais da Univille, com pesquisas na área de percepção e interpretação socioambiental.

 Iana Gomes de Lima 

É bolsista CNPq de pós-doutorado na Universidade Federal de Pelotas. Pesquisadora no projeto intitulado “Análise e avaliação externa de processos e de resultados atinentes à avaliação institucional participativa do Sistema Estadual de Avaliação Participativa - SEAP/RS”, vinculado à Faculdade de Educação da UFRGS. É graduada em Pedagogia pela UFRGS, mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS e doutora pelo mesmo programa, tendo realizado doutorado sanduíche na University of Bristol (Inglaterra). Tem experiência na área de Sociologia da Educação e Políticas Educacionais, tendo como enfoque principal os temas: Estado, modelo gerencialista e a relação entre Estado e políticas educacionais.  

 Jane Mery Richter Voigt

Pós-doutorado em Ciências da Educação na especialidade Desenvolvimento Curricular, na Universidade do Minho - UMINHO, Braga, Portugal (2018). Doutora em Educação, área de concentração Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2012). Mestre em Educação na linha de pesquisa Educação Matemática pela Universidade Federal do Paraná-UFPR (2004). Licenciada em Matemática pela Fundação Educacional da Região de Joinville - FURJ (1991). É professora titular da Universidade da Região de Joinville-UNIVILLE, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, em cursos de graduação e como pesquisadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa Estudos Curriculares, Docência e Tecnologias - GECDOTE. Pesquisadora participante do Observatório do Ensino Médio Catarinense - OEMSC. Tem experiência na área de ensino de Matemática na educação básica e no ensino superior e na formação de professores. Desenvolve pesquisas envolvendo temas como: currículo, políticas curriculares, autonomia e flexibilidade curricular, práticas educativas na Educação Básica.

 José Isaías Venera

Doutor em Ciências da Linguagem pela Unisul. Mestre em Educação e graduado em Comunicação Socia? habilitação em Jornalismo? pela Univali. Formação em psicanálise na Maiêutica Florianópolis Instituto Psicanalítico. Membro do Fórum do Campo Lacaniano. Professor colaborador do Mestrado em Educação da Univille e integrando do NEPS ? Núcleo de Pesquisa em Educação, Políticas e Subjetividades. Professor da Univlle e Univali. Nas pesquisas desenvolve, sobretudo, aproximações entre autores da filosofia, com destaque para Gilles Deleuze e Michel Foucault, com a psicanalista, com ênfase em Sigmund Freud e Jacques Lacan. Entre 2016 e 2017, participou de atividades na Université Lille 3, em Lille, França, como parte do doutoramento em Ciências da Linguagem.
 

 Fernando Cesar Sossai

Graduado em História pela Univille, mestre e doutor em Educação pela UDESC. Atua como docente, pesquisador, extensionista e gestor na Univille. Professor permanente dos Programas de Pós-graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade e em Educação da Univille. Docente do curso de História. Coordena o Centro Memorial e o Laboratório de História Oral da Univille. Coordena o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Univille (PIBID). Presidente da Associação Brasileira de História Oral (ABHO). Diretor da Associação Nacional de História-Seção Santa Catarina (ANPUH-SC). Atua em Ciências Humanas, particularmente em projetos que se situam nos campos de conhecimento da História, da Educação e do Patrimônio Cultural. É vice-líder do grupo de pesquisas Cidade, Cultura e Diferença

 

 Marly Krüger de Pesce

Licenciada em Letras pela Universidade da Região de Joinville (1977). Doutora em Educação- Psicologia da educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC SP (2012). Mestra em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2002). Atualmente é professora titular da Universidade da Região de Joinville- UNIVILLE. Leciona no curso de Letras- licenciatura as disciplinas de Linguística Aplicada, Metodologia de Ensino, Estágio, Língua Portuguesa e Análise de Materiais Didáticos de Língua Portuguesa, pesquisando principalmente os seguintes temas: prática pedagógica, análise de discurso, processo de aprendizagem (crenças e interação) , educação a distância, linguagem não -violenta e formação de professor.

 Rita Buzzi Rausch

Graduada em Pedagogia na FURB; Especialização em Alfabetização na UNIVALI; Mestrado em Educação na FURB; Doutorado em Educação na UNICAMP e Pós-doutorado em Educação na UFSC. Atuou como alfabetizadora e coordenadora pedagógica na Educação Básica na SEMED de Blumenau. Coordenou o PIBID Pedagogia: Alfabetização e Letramento em 2010 a 2018. Integrante do NUPEDOC - Núcleo de Formação de Professores, Escola, Cultura e Arte da UFSC, da RIPEFOR - Rede Interinstitucional de Pesquisa de Formação e Práticas Docentes e da ANPEd. Desenvolve pesquisas que abordam o desenvolvimento profissional docente, principalmente a formação inicial e continuada de professores

 Rosana Mara Koerner

Possui graduação em Pedagogia pela Associação Catarinense de Ensino (1983), graduação em Letras pela Universidade da Região de Joinville (1987), mestrado (1999) e doutorado (2003) em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. É professora nos cursos de Letras e de Pedagogia e no Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville. Ministra as seguintes disciplinas: Linguística Geral, Linguística Aplicada à Língua Portuguesa, Fonética e Fonologia, e Alfabetização e Letramento. No Mestrado é responsável pela disciplina Práticas de Letramento do Professor. Atualmente é a Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Nos últimos anos vem desenvolvendo pesquisas envolvendo as questões de letramento e de formação de professores. 

 Rosânia Campos

Possui Doutorado em Educação (2008) Pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - PPGE/UFSC, instituição pela qual também realizou seus estudos de Mestrado em Educação (2001). É graduada em Psicologia (1994) e possui especialização em psicopedagogia (1997). É coordenadora do Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas para Educação e Infância - GPEI vinculado a Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE, instituição na qual trabalha no Programa de Pós -Graduação em Educação - Mestrado em Educação e nos cursos de graduação: psicologia e licenciaturas. É membro do comitê gestor do Fórum de Educação Infantil de Santa Catarina - FEISC, do Fórum de Educação infantil da Região Nordeste e foi membro fundadora do Fórum de Educação Infantil de Joinville. Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, educação, formação de professores, Políticas Públicas e Políticas Públicas para educação infantil.

 Silvia Sell Duarte Pillotto

Pós-Doutora no Instituto Estudos da Criança - IEC na Universidade do MINHO - UMINHO, Braga/Portugal em 2007/2008. Doutora em Engenharia de Produção (Gestão da Qualidade) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003); Mestre em Educação (Currículo) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1997) Especialista em Fundamentos Estéticos para a Arte na Educação pela Faculdade de Artes do Paraná (1992); Graduada em Educação Artística - Habilitação Artes Plásticas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina - UDESC (1983) Professora titular nos cursos de Artes Visuais e Pedagogia na Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE e no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação; Pesquisadora e Coordenadora de Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE, possui experiência nas áreas de Artes, Gestão, Currículo, Avaliação; Infância e Arte/Educação. Avaliadora do INEP, atua nos seguintes níveis da educação: educação superior e pós-graduação. Autora de vários livros publicados, desenvolve formação continuada e consultoria nas áreas citadas.