Docentes Permanentes:

Profa. Dra. Aliciene Fusca Machado Cordeiro
Doutorado: Educação, PUC/SP – 2007

Profa. Dra. Berenice Rocha Zabbot Garcia
Doutorado: Educação, PUC/SP – 2012

Profa. Dra. Jane Mery Richter Voigt
Doutorado: Educação, PUC/SP – 2012

Profa. Dra. Marialva Linda Moog Pinto
Doutorado: Educação, Unisinos – 2010

Profa. Dra. Marly Krüger de Pesce
Doutorado: Educação, PUC/SP – 2012

Profa. Dra. Rosana Mara Koerner
Doutorado: Lingüística Aplicada, UNICAMP – 2003

Profa. Dra. Rosania Campos
Doutorado: Educação, UFSC – 2008

Profa. Dra. Silvia Sell Duarte Pillotto
Doutorado: Engenharia de Produção, UFSC - 2003

Profa. Dra. Sônia Maria Ribeiro
Doutorado: Educação, UNIMEP – 2009

Docentes Colaboradores:

Prof. Dr. Allan Henrique Gomes
Doutorado: Psicologia, UFSC - 2016

Profa. Dra. Iana Gomes de Lima 
Doutorado: Educação, UFRGS – 2016

 

 Aliciene Fusca Machado Cordeiro

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). É professora-pesquisadora da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, educação especial, deficiência, educação, ensino e aprendizagem. 

 Allan Henrique Gomes

Possui graduação em Psicologia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB (2006), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2011) e doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2016). Professor do curso de Psicologia da Associação Catarinense de Ensino - ACE (Joinville), integra o Laboratório de Psicologia Social Comunitária (FGG/ACE). Supervisor de estágios na área da psicologia educacional e comunitária. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão na interface Psicologia e Políticas Públicas, com ênfase na mediação audiovisual e nos processos formativos (educação continuada) de trabalhadores no campo da desigualdade social

 Berenice Rocha Zabbot Garcia

Possui graduação em Letras pela Universidade da Região de Joinville (1982), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2000) e doutorado em Educação - Psicologia da Educação (2012). Foi docente da Educação Básica de 1978 a 2003. Em 1999 ingressou no Ensino Superior Atualmente, é vice coordenadora do Curso de Letras e professora titular da Universidade da Região de Joinville, ministrando aulas de Introdução À Teoria Literária, Literatura Infantil Juvenil, Análise de Material Didático e Filologia Portuguesa É professora colaboradora do Mestrado em Educação. Tem experiência comprovada desde 2002 em atividades de Extensão Universitária, tendo exercido cargo de Assessora e Chefe de Extensão e Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Univille. Atualmente, coordena o Centro de Inovação Pedagógica, CIP, da Universidade da Região de Joinville e o Programa de Literatura Infantil Juvenil, PROLIJ.

 Iana Gomes de Lima 

É bolsista CNPq de pós-doutorado na Universidade Federal de Pelotas. Pesquisadora no projeto intitulado “Análise e avaliação externa de processos e de resultados atinentes à avaliação institucional participativa do Sistema Estadual de Avaliação Participativa - SEAP/RS”, vinculado à Faculdade de Educação da UFRGS. É graduada em Pedagogia pela UFRGS, mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS e doutora pelo mesmo programa, tendo realizado doutorado sanduíche na University of Bristol (Inglaterra). Tem experiência na área de Sociologia da Educação e Políticas Educacionais, tendo como enfoque principal os temas: Estado, modelo gerencialista e a relação entre Estado e políticas educacionais.  

 Jane Mery Richter Voigt

Pós-doutorado em Ciências da Educação na especialidade Desenvolvimento Curricular, na Universidade do Minho - UMINHO, Braga, Portugal (2018). Doutora em Educação, área de concentração Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2012). Mestre em Educação na linha de pesquisa Educação Matemática pela Universidade Federal do Paraná-UFPR (2004). Licenciada em Matemática pela Fundação Educacional da Região de Joinville - FURJ (1991). É professora titular da Universidade da Região de Joinville-UNIVILLE, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, em cursos de graduação e como pesquisadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa Estudos Curriculares, Docência e Tecnologias - GECDOTE. Pesquisadora participante do Observatório do Ensino Médio Catarinense - OEMSC. Tem experiência na área de ensino de Matemática na educação básica e no ensino superior e na formação de professores. Desenvolve pesquisas envolvendo temas como: currículo, políticas curriculares, autonomia e flexibilidade curricular, práticas educativas na Educação Básica.

 Marialva Linda Moog Pinto

Docente do Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE (2018 - atual). Elaborou do Projeto Institucional do Instituto Universitário Sudamericano - IUSUR - Montevidéu - Uruguai (2015-2017). Elaborou e Coordenou o Mestrado em Educação em Angola (2014-2016). Coordenou Curso de Pedagogia (Nota 5) - Faculdade Inedi (07/2011 a 01/2014). Pós-doutoranda UNICAMP (2014 - atual) Profª Elizabete Monteiro de Aguiar Pereira. Doutora em Educação - UNISINOS (2010? CAPES 7), orientada pela Profª Drª Maria Isabel da Cunha. Bolsista da RIES - Rede de Investigadores da Educação Superior, investigando para o Observatório de Educação (CAPES/INEP) - INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (2007 a 2009). Doutorado Sanduíche (CNPq) na Universidade de Sevilha-Espanha (2009), orientada pelo Prof. Dr. Carlos Marcelo García. Especialista em Desenho de Formação por E-Learning (Plataforma Moodle, 2010), bolsa de estudos pela Universidade de Sevilha. Integra o Grupo de Pesquisa da Profª Drª Maria Isabel da Cunha - UNISINOS (2007- atual). Mestre em Educação -UNISINOS (2003) - Profissionalidade Docente no Ensino Fundamental (Bolsista CAPES).

 Marly Krüger de Pesce

Licenciada em Letras pela Universidade da Região de Joinville (1977). Doutora em Educação- Psicologia da educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC SP (2012). Mestra em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2002). Atualmente é professora titular da Universidade da Região de Joinville- UNIVILLE. Leciona no curso de Letras- licenciatura as disciplinas de Linguística Aplicada, Metodologia de Ensino, Estágio, Língua Portuguesa e Análise de Materiais Didáticos de Língua Portuguesa, pesquisando principalmente os seguintes temas: prática pedagógica, análise de discurso, processo de aprendizagem (crenças e interação) , educação a distância, linguagem não -violenta e formação de professor.

 Rosana Mara Koerner

Possui graduação em Pedagogia pela Associação Catarinense de Ensino (1983), graduação em Letras pela Universidade da Região de Joinville (1987), mestrado (1999) e doutorado (2003) em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. É professora nos cursos de Letras e de Pedagogia e no Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville. Ministra as seguintes disciplinas: Linguística Geral, Linguística Aplicada à Língua Portuguesa, Fonética e Fonologia, e Alfabetização e Letramento. No Mestrado é responsável pela disciplina Práticas de Letramento do Professor. Atualmente é a Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Nos últimos anos vem desenvolvendo pesquisas envolvendo as questões de letramento e de formação de professores. 

 Rosânia Campos

Possui Doutorado em Educação (2008) Pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - PPGE/UFSC, instituição pela qual também realizou seus estudos de Mestrado em Educação (2001). É graduada em Psicologia (1994) e possui especialização em psicopedagogia (1997). É coordenadora do Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas para Educação e Infância - GPEI vinculado a Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE, instituição na qual trabalha no Programa de Pós -Graduação em Educação - Mestrado em Educação e nos cursos de graduação: psicologia e licenciaturas. É membro do comitê gestor do Fórum de Educação Infantil de Santa Catarina - FEISC, do Fórum de Educação infantil da Região Nordeste e foi membro fundadora do Fórum de Educação Infantil de Joinville. Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, educação, formação de professores, Políticas Públicas e Políticas Públicas para educação infantil.

 Silvia Sell Duarte Pillotto

Pós-Doutora no Instituto Estudos da Criança - IEC na Universidade do MINHO - UMINHO, Braga/Portugal em 2007/2008. Doutora em Engenharia de Produção (Gestão da Qualidade) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003); Mestre em Educação (Currículo) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1997) Especialista em Fundamentos Estéticos para a Arte na Educação pela Faculdade de Artes do Paraná (1992); Graduada em Educação Artística - Habilitação Artes Plásticas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina - UDESC (1983) Professora titular nos cursos de Artes Visuais e Pedagogia na Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE e no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação; Pesquisadora e Coordenadora de Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE, possui experiência nas áreas de Artes, Gestão, Currículo, Avaliação; Infância e Arte/Educação. Avaliadora do INEP, atua nos seguintes níveis da educação: educação superior e pós-graduação. Autora de vários livros publicados, desenvolve formação continuada e consultoria nas áreas citadas.

 Sônia Maria Ribeiro

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Educação Motora pela Universidade Metodista de Piracicaba. Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professora do Programa de Mestrado em Educação e do Departamento de Educação Física da Universidade da Região de Joinville/SC. Coordenadora do Projeto de Pesquisa - PRIESI - Educação inclusiva no ensino superior: avanços e desafios, Univille, Joinville/SC Coordenadora do Projeto de Extensão - PROESA - Projeto de Desenvolvimento do Esporte Adaptado,Univille, Joinville/SC Coordenadora do Projeto de Ensino (FAEG) PROINES - Projeto de apoio a inclusão de alunos com necessidades especiais na Univille, Joinville/SC Coordenadora-fundadora do Centro Esportivo para Pessoas Especiais, Joinville/SC. Classificadora Funcional da Federação Internacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas IWBF e da Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas.