Descrição do Fluxo de Atendimento

 

5. ENCAMINHAMENTOS EXTERNOS

 

A primeira análise de encaminhamento externo tem relação com a rede de apoio pessoal da vítima, como familiares ou amigos. Esse contato inicia ainda durante o atendimento e segue num processo de acompanhamento. O objetivo de fortalecer o vínculo não só com a vítima, mas também com sua rede pessoal. Quando essa ação é indicada, realiza-se o acolhimento e a orientação dessa rede, sempre com foco na proteção e no bem-estar da vítima.

Após a análise da situação, o Assistente Social poderá realizar encaminhamentos à rede de proteção do município em que ocorreu a violência, considerando as especificidades do caso.

 

As instituições de referência incluem:

 

  • Unidade Básica de Saúde - UBS e/ou Hospital Darcy Vargas;
  • Conselho Tutelar;
  • Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso – DPCAMI;
  • Serviço de Acolhimento;
  • Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS);
  • Centro de Referência de Assistência Social (CRAS);
  • Centros de Atenção Psicossocial – CAPS;
  • Ministério Público;
  • Defensoria Pública.

 

Todos os encaminhamentos são previamente discutidos com a vítima, de forma a garantir sua compreensão sobre a função de cada instituição e os meios de acesso aos serviços. Quando necessário, a Assistente Social poderá elaborar Relatório Social para formalizar o atendimento prestado e auxiliar no acolhimento nos serviços externos.