Descrição do Fluxo de Atendimento
5. ENCAMINHAMENTOS EXTERNOS
A primeira análise de encaminhamento externo tem relação com a rede de apoio pessoal da vítima, como familiares ou amigos. Esse contato inicia ainda durante o atendimento e segue num processo de acompanhamento. O objetivo de fortalecer o vínculo não só com a vítima, mas também com sua rede pessoal. Quando essa ação é indicada, realiza-se o acolhimento e a orientação dessa rede, sempre com foco na proteção e no bem-estar da vítima.
Após a análise da situação, o Assistente Social poderá realizar encaminhamentos à rede de proteção do município em que ocorreu a violência, considerando as especificidades do caso.
As instituições de referência incluem:
- Unidade Básica de Saúde - UBS e/ou Hospital Darcy Vargas;
- Conselho Tutelar;
- Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso – DPCAMI;
- Serviço de Acolhimento;
- Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS);
- Centro de Referência de Assistência Social (CRAS);
- Centros de Atenção Psicossocial – CAPS;
- Ministério Público;
- Defensoria Pública.
Todos os encaminhamentos são previamente discutidos com a vítima, de forma a garantir sua compreensão sobre a função de cada instituição e os meios de acesso aos serviços. Quando necessário, a Assistente Social poderá elaborar Relatório Social para formalizar o atendimento prestado e auxiliar no acolhimento nos serviços externos.